Habib’s lança ovo de Páscoa e promoção solidária

Este ano, como parte das ações ligadas à Páscoa, o Habib’s, associado do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, criou a promoção Esfiha de Páscoa Habib’s. A cada esfiha de chocolate vendida nas unidades da Rede da capital e da Grande São Paulo, R$ 1,00 será revertido em benefícios ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, em São Paulo. A ação será válida para o período de 14 a 21 de abril em todos os canais de venda.

As esfihas de chocolate Habib’s são feitas com massa folhada crocante e recheadas de chocolate com avelã cremoso, que podem vir, também, cobertas com M&M’S ou Suflair Duo Nestlé. Há, ainda, a versão com chocolate branco coberto com Cookies’n’ Creme Hershey’s. Na semana de Páscoa, elas virão acrescidas com um ovinho de chocolate ao leite, de 4 gramas, como topping.

Ovo de Páscoa

Ainda para celebrar a data, pela primeira vez em sua história, a Rede vai comercializar ovos de chocolate ao leite com marca própria, nas versões de 80 gramas e 180 gramas. A receita, desenvolvida pelo Habib’s, será produzida pela indústria Village.

Nesta primeira iniciativa, apenas as unidades da Rede na capital e Grande São Paulo farão a venda dos ovos. Para divulgar a novidade aos clientes, os restaurantes contarão com material de ponto de venda e display para os produtos. A versão de 80 gramas custará R$ 12,90 e o de 180 gramas, com bombons, será vendido por R$ 28,90.

“Queremos aperfeiçoar, a cada ano, nossas iniciativas voltadas ao público infantil e, como parte dessa estratégia, transformar o período da Páscoa em mais um ícone para o calendário do Habib’s. Um momento de celebração da família e dos amigos, com muitas atrações, produtos inovadores e ações sociais”, explica André Figueiredo, Diretor de Comunicação e Criação do Grupo Habib’s.

Fonte: Portal Visão Oeste


5 livros que todo hoteleiro deveria ler

Reunimos títulos para quem quer aprender do começo ou se aprofundar, tanto em hotelaria quanto em temas correlatos, como empreendedorismo.
Muita gente que procura aprender sobre hotelaria encontra em conteúdo na internet uma fonte de estudo, já que o tema é relativamente amplo.

Apesar disso, nos últimos anos, cada vez mais títulos têm surgido como opção para quem não abre mão de um bom livro. E, indo além administração hoteleira, é possível complementar o aprendizado com obras de assuntos correlatos, como tecnologia e empreendedorismo.

Neste post, reunimos livros para quem quer aprender do começo ou se aprofundar, tanto em gestão hoteleira quanto em temas relacionados. Veja quais são:

  1. Hotelaria na prática – Dicas e sugestões para hoteleiros – Cezar Nogales

A base da hotelaria é a prestação de serviços e nada melhor do que receitas que dão certo. Várias destas receitas podem ser aplicadas em vários meios de hospedagem, pois são questões simples e que saltam aos olhos. O livro apresenta dicas simples e bem-vindas para todos os hoteleiros e aprendizes de hotelaria que com certeza vão mudar o clima e a forma que seus hospedes enxergam seu hotel.

De maneira prática, algumas ideias aplicadas de sucesso em empreendimentos administrados e ou consultados por Cezar Nogales se transformaram nesta publicação e estas ideias podem ajudar vários meios de hospedagem

A obra aborda desde práticas operacionais como a dobradinha do papel higiênico e a qualidade dos amenities, passando por práticas comerciais de sucesso, qualidade no atendimento e dicas de gestão e administração e capitulo especial dedicado ao setor de governança.

2- Gestão Hoteleira – por Geraldo Castelli

Este livro coloca o cenário da empresa hoteleira em sintonia com as práticas do mercado ao abordar os aspectos operacional e gerencial da hotelaria. Com um conteúdo abrangente, tem sido elogiado tanto por profissionais atuantes na área quanto por acadêmicos, passando a ser chamado de “a bíblia da hotelaria”.
Gestão hoteleira visa a disponibilizar aos acadêmicos e gestores alternativas de estudo e compreensão das atividades hoteleiras. Trata-se de uma obra com condições de suprir a demanda da formação acadêmica e, ao mesmo tempo, servir de manancial de informações e subsídios práticos aos gestores que, na vida cotidiana dos hotéis, são, permanentemente, desafiados a ofertar bens e serviços com profissionalismo.

3- Pousadas e Hotéis: Manual Prático Para Planejamento e Projeto – por Ronald de Góes

Este Manuel traz para o leitor uma iniciativa para proporcionar conceitos, paradigmas e informações, como histórico da evolução hoteleira no Brasil e no mundo, dimensionamento das áreas do hotel, questões de ordem construtiva e administrativa e classificação dos meios de hospedagem conforme o Ministério do Turismo. Além disso, disponibiliza um amplo estoque de modelos e plantas que formam o arcabouço de um empreendimento hoteleiro aos que trabalham no setor, como empresários, agentes de viagens, arquitetos, engenheiros, administradores de hotéis, estudantes, entre outros profissionais.

4 – Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – por Dale Carnegie

O guia clássico e definitivo para relacionar-se com as pessoas. Não é por acaso que, mais de setenta anos depois de sua primeira edição, depois de mais de 50 milhões de exemplares vendidos, Como fazer amigos e influenciar pessoas segue sendo um livro inovador, e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Os conselhos, métodos e as ideias de Dale Carnegie já beneficiaram milhões de pessoas, e permanecem completamente atuais. Carnegie fornece, nesse livro, técnicas e métodos, de maneira extremamente direta, para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

5 – De Zero a Um – O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício – por Peter Thiel

Este livro aborda a criação das principais empresas de tecnologia nos últimos 20 anos, tais como PayPal, Google e Facebook, mas não como foi feito e sim como um conceito vem dominando a forma de criar negócios. Para o autor, o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social, pois é mais fácil copiar um modelo que criar algo novo, mas as chances de sucesso são maiores quando é algo totalmente novo.

O progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio — e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. A competição destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo.

Fonte: Silbeck

CIRCULAR: SAIBA QUAIS CIDADES DA BASE DO SINHORES OSASCO – ALPHAVILLE E REGIÃO JÁ PROIBIRAM O CANUDO PLÁSTICO

Circular nº 5/2019

Osasco, 10 de abril de 2019

Atenção, empresários de bares, restaurantes, hotéis e alimentação fora do lar no geral!

Nos últimos meses, o canudo plástico foi alvo de algumas prefeituras da base do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, que criaram leis que proíbem o uso do produto e incentivam sua troca por materiais biodegradáveis.
A seguir, confira a situação em cada cidade!

Barueri
Na cidade de Barueri, a Lei 2.666, de 28/3, proibiu o uso de canudo plástico no comércio. O prazo para os estabelecimentos se adequarem é de um ano, sendo que, após o período, será iniciada a fiscalização e, se necessário, a aplicação de multa de até R$ 3.600,00 para os estabelecimentos que ainda estiverem fornecendo aos clientes o canudo de plástico. Também está prevista na lei a suspensão do alvará de funcionamento até a regularização da situação. Os canudos podem ser substituídos por biodegradáveis, de papel reciclável ou até de material comestível.

Santana de Parnaíba
Desde 25/2, de acordo com a Lei Municipal 3.719, de 2018, está proibida a distribuição de canudos de plástico também no comércio de Santana de Parnaíba. É permitida apenas a entrega dos canudos biodegradáveis. O estabelecimento que descumprir a medida poderá ser penalizado com multa que varia de R$ 500 a R$ 1.000. A Lei também prevê a interdição do estabelecimento e a cassação do alvará de funcionamento.

Carapicuíba
Em Carapicuíba, a Lei 3.549, de novembro de 2018, também proíbe a comercialização, distribuição e venda de canudos de plástico e torna obrigatória sua substituição por materiais biodegradáveis. A Lei entrou em vigor na data de sua publicação, 12/11/2018.

Osasco
Em março, os vereadores da Câmara Municipal de Osasco acataram o veto do prefeito Rogério Lins ao Projeto de Lei 95/2018, que proíbe canudos e embalagens plásticas na cidade. O PL foi vetado por já existir a Lei Municipal 4.505, com proposta semelhante à apresentada, estabelecendo a proibição de sacolas e embalagens plásticas em todos os estabelecimentos de Osasco.

Itapevi
A votação do Projeto de Lei 086/2018, que obriga restaurantes, bares, barracas, lanchonetes e ambulantes a utilizarem e fornecerem canudos de papel biodegradável ou reciclável aos clientes, foi adiada no ano passado.

O SinHoRes está atento às cidades de Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar e informará a base em caso de novidades!
Aos estabelecimentos que se localizam nas cidades que já proibiram o uso de canudo plástico, o sindicato patronal estuda uma nova parceria para disponibilizar canudos biodegradáveis com preços especiais aos associados.

Aproveitando a oportunidade, fique atento!

1 – A Cláusula obrigatória da nossa Convenção Coletiva referente ao Benefício Social Familiar aos trabalhadores já está valendo desde o dia 10 de janeiro de 2019.

2 – Se a sua empresa trabalha com gorjeta espontânea ou compulsória, o prazo para regularizar o recebimento venceu no dia 10 de março de 2019.

3 – A cláusula 63 da nossa Convenção Coletiva, referente ao seguro de vida aos trabalhadores, é obrigatória e está vigente. Mas atenção! Não pode ser qualquer seguro de vida disponível no mercado. Consulte o SinHoRes e adquira o seguro com as coberturas da CCT pela melhor tarifa.

Fique atento às orientações acima e evite problemas trabalhistas e a fiscalização do SINTHORESP (Sindicato dos Trabalhadores).

Presidente Edson Pinto recebe Adriano Marcelo de Sá, representante da rede Madero e Jerónimo

Nessa quarta-feira, 10/4, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, recebeu, na sede do sindicato patronal, Adriano Marcelo de Sá, Especialista em Recursos Humanos responsável pela área de relações sindicais, em nível nacional, da rede de restaurantes Madero e Jerónimo.

Além de discutirem sobre o funcionamento da entidade, a implantação do e-TIG, o Benefício Social Familiar (BSF), o seguro de vida obrigatório previsto em CCT e demais benefícios e ações do sindicato, também foi pauta da reunião a associação das três lojas existentes na base do SinHoRes. “As negociações para as lojas se associarem ao sindicato estão avançadas e, de acordo com Adriano, já há um projeto de expansão para mais restaurantes em nossa base”, afirmou Edson.

Segundo Adriano, a rede conta com cerca de 128 operações com 4.997 trabalhadores, além de 953 colaboradores no setor administrativo e mais 354 colaboradores na área industrial. Apenas em 2017, o grupo obteve crescimento de 67% em seu faturamento, alcançando a notável marca de R$ 510 milhões (site Restaurante Madero).

Presidente Edson Pinto participa de reunião do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo

A FHORESP, Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo, através do Conselheiro Titular e presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, marcou presença, em 9/4, na reunião do Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo (CONTURESP), presidida pelo Secretário Estadual, Vinicius Lummertz.

Avançando no Turismo Estadual
Na pauta de discussões do Conselho, a maior regionalização do Turismo; criação de mais aeroportos regionais com aviões de médio e pequeno porte; alterações do calendário escolar nas férias de 30 dias em julho (fatiar); desenvolvimento e criação da MARCA São Paulo; novos centros de eventos; dentre outros temas.

Edson Pinto é Conselheiro Titular e representa, através da Federação, outros 24 SinHoRes de todo Estado de São Paulo.

Quality Suítes Alphaville inaugura novo restaurante

Quality Suítes Alphaville inaugura novo restaurante

Quality Suítes Alphaville, hotel de categoria superior administrado no Brasil pela Atlantica Hotels e localizado na região central do bairro nobre de Barueri (SP), inaugurou dia 11/4, a partir das 17h, O Deck Waves, espaço gastronômico em suas dependências para atender hóspedes e a população em geral.

Localizado em um anexo na parte externa do já conhecido restaurante Waves, o Deck Waves funcionará diariamente das 150 às 22h e tem capacidade para atender até 60 pessoas.

No cardápio, petiscos em geral e comidinhas de boteco, como pastéis, hambúrgueres, porções, além de happy hour diariamente das 17h às 20h, com descontos em cervejas e double caipirinha. “Sempre foi um desejo do hotel aproveitar a área externa que tínhamos disponível para a abertura de um espaço que pudesse atender tanto nossos hóspedes como os moradores do bairro”, diz o Gerente Geral do Quality Suítes Alphaville, Tiago Miranda.

Para a inauguração, o Deck Waves oferecerá degustação dos petiscos de seu cardápio e double chopp até as 21h.

Dona da Pizza Hut e KFC prevê faturamento 20% maior em 2019

Com a meta de alavancar em 20% o faturamento em 2019, ante o ano anterior – para mais de R$ 1 bilhão – a Multi QSR, franqueadora master da Pizza Hut, KFC e Taco Bell no Brasil, anuncia seu plano de expansão. As redes do grupo terão mais lojas de rua, pontos em rodovias e aeroportos.

Ao todo, serão 170 novas lojas este ano, das três franquias. Outro foco é aumentar a presença em serviços de delivery. Somente a Pizza Hut no Brasil tem um plano para a abertura de 700 novas unidades no país até o final de 2023.

A maior parte das novas unidades serão implantadas no modelo de franquia. Além do investimento de R$ 75 milhões nos próximos dois anos para a inauguração de 35 lojas próprias.

Delivery

A Pizza Hut iniciou na última segunda-feira (26), o serviço de delivery na capital baiana. Inicialmente, a entrega em domicílio será feita dentro de um raio de 4km a partir da loja de Ondina, o que compreende bairros como Barra, Graça, Rio Vermelho, Federação, Ondina, Corredor da Vitória, Canela e partes do Campo Grande, Garcia, Amaralina e Horto Florestal.

O pedido será feito exclusivamente através do aplicativo ou do site da Pizza Hut, plataformas onde o cliente fará o cadastro inicial e verá, através do CEP, se o seu endereço está no raio de entrega.

Fonte: Mercado e Consumo

Osasco será sede dos Jogos Regionais

O diretor do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Jacques Dimas Mattos Albuquerque de Souza, membro suplente no Conselho de Esportes e Turismo de Osasco, onde representa o sindicato patronal, informa que a cidade de Osasco foi aprovada como sede dos Jogos Regionais, importante evento, da 1ª Região Esportiva, que abrande as cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

O SinHoRes apoiou a iniciativa desde o início. “O Turismo Esportivo tem potencial de impulsionar a procura por hotéis, bares e restaurantes nas cidades. Apoiamos e parabenizamos pela conquista desse importante evento para a cidade”, afirmou Edson Pinto, presidente do SinHoRes.

Nova Lei Geral do Turismo e seus impactos no setor hoteleiro

O dia 20 de março foi marcado pela aprovação na Câmara da nova Lei Geral do Turismo, vista como uma mudança estratégica para o desenvolvimento nacional do setor.

A votação foi favorável a PL Nº 2.724/15, recebida com grande entusiasmo por empresários do setor turístico e hoteleiro do Brasil. Estagnada desde 2015, a Câmara finalmente aprovou o projeto de lei que eleva a participação do capital estrangeiro das empresas de transporte aéreo de 20% para 49%, entre outros pontos importantes.

Anexada ao projeto, está a PL Nº 7.413/2017, que altera vários artigos polêmicos da Lei Geral do Turismo, promulgada em 2008. Os principais pontos reivindicados pelo setor e que foram aceitos no texto da nova lei, são:Aumento do teto máximo de capital estrangeiro para linhas aéreas;Fim da tributação do ECAD por direitos autorais dentro das unidades habitacionais;Regulamentação da hospedagem de menores acompanhados por responsável legal;Diminuição do número obrigatório de quartos acessíveis em meios de hospedagem.

Para o presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos, que participou da reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo junto com a ABIH Nacional, o intuito da nova Lei Geral do Turismo é que possa “influenciar diretamente no crescimento e desenvolvimento do turismo no país, fomentando a economia e gerando emprego e renda”, além de garantir a competitividade turística do Brasil em nível internacional.

Com a entrada de investimento estrangeiro no país, a expectativa é que o viajante terá acesso a mais voos e destinos turísticos, com tarifas justas, promovendo a concorrência de mercado. Assim, espera-se atrair mais turistas estrangeiros, o que beneficiaria o mercado hoteleiro como um todo.

Atualmente, o Brasil opera com apenas quatro companhias aéreas, a GOL, TAM, AZUL e AVIANCA.

Cobrança integral de diárias menores que 24 horas em hotéis

A cobrança de diárias inferiores que 24 horas é um tema polêmico na hotelaria, já que até pouco tempo atrás, não se tinha certeza legal da cobrança integral da tarifa.

Em uma ação judicial contra uma rede hoteleira, argumentou-se que a cobrança violava o Código de Defesa do Consumidor e que ia contra a Lei Geral do Turismo, que diz:

“§ 4ª Entende-se por diária o preço de hospedagem correspondente à utilização da unidade habitacional e dos serviços incluídos, no período de 24 (vinte e quatro) horas, compreendido nos horários fixados para entrada e saída de hóspedes.”

Após recurso especial movido pela empresa, foi determinado que a cobrança é legítima, já que o hóspede ainda pode usufruir das demais dependências do hotel após o horário de check-out. Mesmo assim, o texto atual da Lei Geral do Turismo não favorece a prática.

No projeto de Lei de 2017, que mais tarde foi incluído na PL aprovada pela Câmara, dispunha que os meios de hospedagem poderiam antecipar a saída do hóspede em até duas horas, para fins de gestão operacional das unidades habitacionais ocupadas. Porém, esse parágrafo não foi incluído na redação final da Lei de 2015.

O que sabemos, no entanto, é que em Outubro de 2017, a Comissão de Defesa do Consumidor aprovou parecer que “autoriza os hotéis (e similares) a reduzir em até duas horas a saída do hóspede para que o quarto seja preparado para hóspede seguinte”.

O parecer está em tramitação, anexado a proposta original do Projeto de Lei 641/11, que propõe a multa de hotéis que descumprirem a diária de 24 horas estabelecida na Lei Geral do Turismo. Essa PL ainda não foi aprovada.

Isso significa que, na prática, o hotel tem o direito de estabelecer horários de check-in e check-out que totalizam uma diária menor que 24 horas, já que o tempo remanescente é usado para limpeza do quarto.

Acessibilidade na nova Lei Geral do Turismo

Uma das demandas do setor, debatidas na Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, era a redução do número de quartos acessíveis para deficientes físicos em meios de hospedagem.

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) da Pessoa com Deficiência foi sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2015. Atualmente, a lei exige que hotéis tenham disponíveis 10% dos quartos acessíveis para pessoas com deficiência, porcentagem que o setor esperava diminuir para 5%.

Com a aprovação na Câmara da nova Lei Geral do Turismo, foram reajustados os artigos da LBI e diminuiu a porcentagem obrigatória de quartos acessíveis em meios de hospedagem. Mudou para 3% o número de quartos com características construtivas de acessibilidade e outros 4,5% disponibilizados com ajuda técnica.

Ainda, foi aprovado uma exceção para os meios de hospedagem que possuam “impossibilidade técnica devido a riscos estruturais de edificação”.

Turismo brasileiro tem grande potencial desperdiçado

Brasil tem potencial turístico rico

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores
Nossos bosques têm mais vida
Nossa vida no teu seio mais amores

O hino brasileiro é resultado de um movimento literário caracterizado por floreios na escrita, mas a poesia contida em seus versos não é apenas lírica. O Brasil conta com a maior biodiversidade do mundo, ocupando o 1° lugar em potencial de recursos naturais, segundo o Relatório de Competitividade em Viagens e Turismo, lançado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM) em 2017.

Competitividade brasileira de recursos naturais para o turismo é a mais alta da América Latina

Somos um paraíso tropical abençoado por Deus, como bem eternizou Jorge Ben, e temos um potencial turístico riquíssimo. Infelizmente, a realidade canta uma história diferente.

Em 2017, o Brasil recebeu o maior número de turistas já registrado: mais de 6,5 milhões de estrangeiros visitaram o país no período. Foi uma marca importante para o turismo nacional, já que superou até os anos de grandes eventos internacionais que fomos anfitriões, como a Copa do Mundo e as Olímpiadas.

Parece uma notícia maravilhosa, até compararmos esse número com outros destinos turísticos ao redor do mundo. Para se ter uma ideia, o Brasil não aparece nem entre os 40 países mais visitados por estrangeiros no mundo. Pior, no ranking mundial perdemos até para grandes cidades, como Osaka no Japão, que anualmente recebe cerca de 8,4 milhões de visitantes estrangeiros.

Modernização da Lei Geral do Turismo busca atrair turistas estrangeiros

Em 2018, a receita cambial do turismo brasileiro se mostrou positiva, já que apresentou redução no déficit da balança comercial do setor. Essa balança é a diferença entre a receita gerada internamente por turistas estrangeiros e as despesas de brasileiros no exterior.

Apesar de ainda estarmos pendendo para o déficit negativo, em 2018 os gastos no exterior recuaram em 3,89% e a receita interna aumentou em 1,86%. Com a aprovação da PL, espera-se reduzir ainda mais o déficit.

Atualmente, a dinâmica no Brasil afasta os turistas estrangeiros, por n fatores, dentre os quais a oferta limitada de voos, a burocratização de vistos e empecilhos na legislação nacional.

Com a nova Lei Geral do Turismo, que ainda precisa passar por aprovação no Senado, para depois ser sancionado pelo presidente, espera-se mudar esse cenário.

Fonte: Ask Suite

Empresas do Simples têm até amanhã para inscrever empregado no eSocial

Micro e pequenos empresários do Simples Nacional, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, têm até amanhã (9) para cadastrar dados dos trabalhadores no sistema do eSocial e enviar as tabelas.

A exigência também vale para empregadores pessoa física (exceto domésticos), produtores rurais pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos.

Segundo o Ministério da Economia, atualmente existem mais de 23 milhões de trabalhadores cadastrados na base do eSocial.

Criado em 2013, o eSocial unifica a prestação, por parte do empregador, de informações relativas aos empregados.

Dados como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e de Informações à Previdência Social (GFIP) e informações pedidas pela Receita Federal são enviados em um único ambiente ao governo federal.

Por meio do eSocial, os vínculos empregatícios, as contribuições previdenciárias, a folha de pagamento, eventuais acidentes de trabalho, os avisos prévios, as escriturações fiscais e os depósitos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) são comunicados pela internet ao governo federal. A ferramenta reduz a burocracia e facilita a fiscalização das obrigações trabalhistas.

A migração para o sistema do eSocial foi dividida em quatro grupos de empresas. Cada grupo tem quatro fases para a transmissão eletrônica de dados. A primeira fase é destinada à comunicação dos eventos de tabela e dos cadastros do empregador.

Dados de trabalhadores

A segunda etapa engloba os eventos não periódicos: envio de dados dos trabalhadores e seus vínculos com a empresa.

A terceira fase compreende os eventos periódicos: informações sobre a folha de pagamento. Na última fase, são exigidas informações relativas à segurança e à saúde dos trabalhadores.

Primeiramente, o sistema tornou-se obrigatório para os empregadores domésticos, em outubro de 2015. Num módulo simplificado na página do eSocial, os patrões geram uma guia única de pagamento do Simples Doméstico, regime que unifica as contribuições e os encargos da categoria profissional.

As empresas do Simples Nacional fazem parte do terceiro grupo de empresas a migrar para o eSocial.

O primeiro grupo, que reúne as 13.115 maiores empresas do país, começou a inserir dados no sistema em janeiro do ano passado e, desde março de 2018, informa os dados dos trabalhadores.

O segundo grupo, com empresas de médio porte (que faturam até R$ 78 milhões por ano), iniciou o processo em julho do ano passado e insere dados dos empregados desde outubro.

Para o terceiro grupo, a inserção dos dados dos empregadores começou em janeiro. Em julho, as empresas do Simples e os demais integrantes desse segmento passarão para a terceira fase do programa, que prevê a inserção das folhas de pagamento no eSocial.

O quarto grupo, composto pelos órgãos públicos e por organismos internacionais que operam no país, só começará a adesão ao eSocial em janeiro de 2020.

Fonte: Agência Brasil/ Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diretoria do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região prestigia Dilicia Pimenta Bar e Cozinha

Na terça-feira, 2/4, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, a diretoria executiva, Paulo César Andrade, Jacques de Albuquerque e Benê Ferreira; além de Alice Fernandes, gerente executiva, jantaram no Dilicia Pimenta Bar e Cozinha, na Av. Pref. Hirant Sanazar, 304 – Umuarama, em Osasco.
Você também pode prestigiar os ótimos restaurantes e bares da cidade!

Presidente Edson Pinto discute ações e estratégias de negócios em Barueri

Nessa segunda-feira, 1/4, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, recebeu, na sede do sindicato, o diretor de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, Mario Albanese, e o consultor de novos negócios do sindicato patronal, Ricardo Francisco.

Na oportunidade, além de discutirem sobre o desenvolvimento do setor de Turismo e Hotelaria na cidade, também foram alinhadas ações e estratégias de negócios e eventos do SinHoRes em Barueri.

O SinHoRes é membro titular do Conselho de Turismo de Barueri – COMTUR.

Edson Pinto se reúne com presidente do Sindal

Nessa segunda-feira, 1/4, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, esteve com João Carlos Rodrigues Peres, Presidente do Sindal (Sindicato dos Fabricantes de Equipamentos de Empresas Fornecedoras de Produtos e Serviços de Projeto, Montagem e Manutenção de Cozinhas Industriais de SP).

“Peres é um amigo representante do setor da indústria de equipamentos para bares, restaurantes, hotéis e alimentação fora do lar em geral, muito importante para a nossa categoria econômica”, afirmou Edson.
Durante a reunião, os presidentes das entidades puderam trocar experiências sobre os sindicatos e discutiram a oportunidade de fomentar mais negócios entre os vendedores, que produzem os equipamentos, e os compradores, empresários do setor de Gastronomia, Hotelaria e Turismo.

Hotéis não precisam ressarcir diária menor que 24h, decide STJ

Hotéis não precisam ressarcir diária menor que 24h, decide STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu, por unanimidade, que hotéis que oferecem diárias com período inferior a 24 horas não são obrigados a ressarcir seus hóspedes. A decisão foi tomada ao negar uma ação que alegava que prever a entrada às 15h e a saída às 12h seria uma violação do Código de Defesa do Consumidor.

Os ministros reverteram a decisão da segunda instância. O Tribunal de Justiça de São Paulo havia determinado pagamento de indenização a consumidores pelo período não usufruído nos estabelecimentos.

Para Fabíola Meira, advogada do escritório Braga Nascimento e Zilio, a decisão está em consonância com o princípio da harmonização das relações de consumo, na medida em que o estabelecimento necessita de um período para efetuar a limpeza e demais procedimentos para recebimento do novo hóspede.

“O hóspede, na maioria das vezes, pode utilizar todas as dependências do local. Não é proibida a entrada do hóspede no hotel. A ilicitude estaria no fato de o hotel não informar clara e previamente os horários de check in e check out ou não cumprir tais horários”, acrescenta Fabíola. Ela explica que a decisão do STJ ainda pode ser alvo de recurso (embargos de declaração), mas que eles não podem reverter a decisão no tribunal.

Fonte: O Estado de S. Paulo


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