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Evite os principais erros da gestão hoteleira

Sabemos que qualquer erro na gestão hoteleira pode colocar a credibilidade e a saúde financeira do seu negócio em risco. Assim, é muito importante que estes erros sejam mapeados e que sejam realizados ajustes para que as falhas identificadas não ocorram novamente.

Lembre-se que o objetivo do gestor hoteleiro é proporcionar uma experiência inesquecível ao hóspede para fidelizá-lo e, ainda, atrair novos clientes. A seguir, confira os erros mais comuns da gestão hoteleira!

Mau atendimento

Saiba lidar com seu cliente! Quer prestar um serviço impecável ao seu hóspede? Seja cordial e disponível, ouça-o de verdade e deixe de lado a informalidade. É importante também treinar e capacitar os seus colaboradores para lidarem com o público.

Um ponto positivo é oferecer guias com opções de lazer, pontos turísticos, museus, teatros e restaurantes.

Ignorar feedbacks dos hóspedes

Fique atento aos comentários que seus hóspedes fazem sobre a estadia: reclamações e elogios!

Comentários positivos divulgados na internet, por exemplo, tendem a dar mais credibilidade e gerar confiança de futuros hóspedes. Reclamações tendem a ter o efeito contrário. Por isso, esteja atento a TODAS as avaliações e busque melhorar os pontos negativos.

Além disso, você pode deixar caixas de sugestões na recepção e treinar a equipe a fazer uma pesquisa de satisfação no check-out.

Não saber identificar seu hóspede

É primordial identificar quem são seus hóspedes para traçar um perfil de gostos e preferências. Essa é uma forma de agradar durante a estadia e evitar erros. Identificar os hóspedes possibilitará ações precisas ao seu hotel, como oferecer promoções e sistemas de benefícios.

Não fazer um check list da gestão do hotel

Essa é uma forma de deixar a rotina do gestor mais organizada, tendo menos chances de esquecer uma tarefa.

Pode ser uma planilha, um quadro numa sala de reunião que tenham as principais atividades da rotina do hotel e seja atualizado diariamente.

Não controlar as finanças

O ideal é definir um orçamento anual, estabelecer ações para a baixa temporada e pensar em novos serviços que aumentem a receita do hotel. Durante o ano, esteja atento a todas as áreas e identifique quais têm mais e quais têm menos custos.

 

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