Administração hoteleira: 8 maneiras de melhorar sua gestão

Gerir um empreendimento e fazê-lo prosperar não costuma ser algo simples e, independente do ramo escolhido, ao administrar um negócio sempre surgirão novos desafios a serem enfrentados para o alcance do sucesso.

Quem opta por administrar um hotel, por exemplo, encontrará alguns obstáculos, dentre os quais citamos: o relacionamento com o hóspede e a necessidade de lidar com as sazonalidades.

Para descobrir as 8 principais dicas de como melhorar a administração do seu hotel, captar mais clientes e gerar lucro, continue a leitura deste artigo.

Desde a definição do público-alvo e da cultura organizacional até os meios de divulgação da sua empresa. Você ficará impressionado em como pequenos detalhes podem fazer toda diferença.

8 maneiras para melhorar sua gestão

Vejamos a seguir importantes dicas que irão te auxiliar na hora de gerir um hotel.

Público-alvo

O primeiro passo para fazer o seu empreendimento hoteleiro crescer é definir e entender qual é o seu público-alvo.

Apesar de muitos desejarem, é impossível agradar a gregos e troianos, de modo que é muito importante definir quais clientes você deseja conquistar, pois assim você poderá oferecer um atendimento diferenciado,fazendo com que eles optem pelo seu hotel dentre a concorrência.

A partir do momento que o seu hotel busca atrair um público mais familiar, por exemplo, deve-se planejar a sua administração de forma a satisfazê-lo e, assim, conquistá-lo e torná-lo fiel ao seu empreendimento.

Garantir o sossego aos adultos e organizar uma programação diferenciada para as crianças pode fazer com que o seu hotel seja selecionado dentre os demais, desde que se mostre diferente – e melhor – em aspectos como diversão, paz e tranquilidade.

Assim, a dica é definir o seu público-alvo e depois entender e estudar o que ele está buscando, pois somente dessa forma será possível oferecer o melhor serviço possível.

Também é interessante buscar ouvir a opinião dos seus clientes e não apenas pelos elogios. Embora as críticas negativas não sejam tão boas de ouvir, será a partir delas que você e os seus colaboradores poderão melhorar o serviço, aumentando as chances de satisfazer os próximos hóspedes.

Cultura

Definir a cultura do seu hotel diz respeito aos valores defendidos pelo seu empreendimento, ou seja, a forma com que o mesmo se porta perante seus funcionários, hóspedes e a sociedade de um modo geral.

Alguns dos valores que podem ser implementados no seu hotel são, por exemplo, compromisso, responsabilidade social e ambiental, respeito, foco nos resultados, competitividade com fundamentos éticos, etc.

Um dos benefícios obtidos a partir da definição da cultura do empreendimento é que assim toda a sua equipe atuará de forma a proteger os mesmos conceitos e valores, garantindo um trabalho em sintonia e visando cumprir os mesmos objetivos.

Dessa forma, garante-se um ambiente de trabalho não apenas mais congruente como também mais agradável e saudável.

Colaboradores

Os seus colaboradores são os representantes diretos do seu empreendimento, daí a importância em entender a sua capacitação como um investimento e não como um gasto a mais no orçamento.

O atendimento fornecido pelos profissionais que trabalham com você será crucial na hora de captar clientes novos e fidelizar aqueles clientes mais antigos.

Além disso, seus funcionários devem se sentir valorizados pelos serviços que estão prestando, de forma que percebam que o crescimento e melhorias do hotel também implicam no seu crescimento profissional e econômico, bem como no reconhecimento perante a empresa.

Muitas empresas, percebendo a importância do auxílio de bons colaboradores, investem constantemente em treinamentos que irão gerar lucro e crescimento a médio e longo prazo.

Processos

Outra dica diz respeito aos processos desenvolvidos e aplicados no seu hotel, haja vista que é essencial que esses sejam definidos de modo a criar um padrão que dê certo, evitando riscos e estabelecendo uma constância na forma de atuar.

Essa será uma forma de deixar os seus funcionários mais seguros quanto ao funcionamento do seu empreendimento.

Mas não apenas os seus colaboradores, já que sua clientela também será beneficiada pela instituição de processos claros e de fácil entendimento.

A partir da definição desses processos será muito mais fácil manter uma constância no atendimento e no modo de atuar, garantindo a segurança aos seus colaboradores e a satisfação dos clientes.

Inovação

A concorrência pode ser arrebatadora e leva muitos negócios à falência, daí a necessidade de se atualizar e sempre acompanhar as tendências do mercado.

Somente estudando o mercado será possível entender quais novidades são aplicáveis ao seu ramo e assim adaptá-las ao seu empreendimento.

Independente do tamanho do seu empreendimento e das suas possibilidades orçamentárias é possível inovar sem que isso prejudique o seu caixa.

Mesmo as pequenas inovações poderão ser sentidas pela sua clientela, então vale a pena entender o que o mercado pode oferecer e, sempre que possível, o que ele está pedindo.

Essa dica auxiliará na saúde de seu negócio e permitirá que ele sempre esteja moderno e atualizado.

Métricas

Outra dica é estar sempre atento aos dados e indicadores de seu negócio, de modo a acompanhar as suas métricas.

O marketing digital permite justamente esse controle de dados de forma mais clara, denominando como métrica e demonstrando os motivos que levaram o seu negócio ao sucesso. Por esse processo você também encontrará as causas de possíveis erros.

Quando comparada à publicidade tradicional, a métrica possibilitada pelo marketing digital é bem mais precisa, de modo que o controle e a consequente certeza sobre as conclusões obtidas tornam-se mais fáceis.

Divulgue

Uma ótima opção de divulgação são os portais de reserva, como booking.com, decolar, expedia etc. Estes portais trabalham com muita publicidade, então é bem mais fácil que o cliente encontre seu hotel por esse caminho do que por outros.

Os portais de reserva são ferramentas fundamentais na tomada de decisão do cliente, devido a facilidade em comparar preços e disponibilidade entre dezenas de hotéis em apenas alguns segundos.

Além disso, com o marketing digital, ficou mais fácil e barato divulgar o seu empreendimento.

Não faltam veículos de divulgação para o seu negócio e por isso é tão importante aproveitar o melhor que eles têm a oferecer.

Muitas pessoas somente contratam serviços ou adquirem produtos quando recebem a indicação e comentários positivos sobre a empresa em questão, por isso é tão importante divulgar o seu negócio, bem como permitir e até incentivar comentários daqueles que já experimentaram e aprovaram.

A depender da situação financeira do seu empreendimento, vale a pena até mesmo a parceria com blogs ou perfis em redes sociais, como Instagram e Facebook, voltadas para o turismo, pois com esse tipo de divulgação o serviço prestado pelo seu hotel atingirá o público-alvo com maior facilidade.

Não se esqueça de que a forma de divulgar o seu serviço também está diretamente relacionada com a definição do seu público-alvo.

Serviços

A última, mas não menos importante dica de hoje é oferecer serviços diferenciados em parceria com os negócios da região.

Imagine por exemplo que o seu hotel esteja situado em uma região de turismo que oferece passeios de barco pelas praias. Nada melhor que garantir um pacote especial para aqueles clientes que se hospedarem no seu empreendimento.

Além de passeios pela região, você poderá oferecer serviços relacionados à gastronomia local, desenvolvendo parcerias com bares e restaurantes que irão beneficiar ambos os lados.

Assim, embora você possa lucrar um pouco menos em curto prazo, terminará conquistando mais clientes que poderão indicá-lo para os amigos no futuro, o que implicará no aumento do lucro e crescimento do seu negócio.

Fonte: Hotelflow

TV SinHoRes/Canal Restaurante: futuro do restaurante Self-Service

O Consultor de Food Service Edgar Ribeiro, da Arquitetura de Restaurantes, analisa as mudanças e opções pelas quais os restaurantes de self-service terão de passar para oferecer segurança e retomada de confiança dos consumidores pós crise Covid-19.

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região e o Canal Restaurante geram conteúdo direcionado ao Food Service e Hospitalidade.

Nossos ASSOCIADOS contam com conteúdo exclusivo sobre gestão empresarial através do nosso site. Seja membro do SinHoRes e acesse o mais Alto Grau de informação do setor!

CONFIRA O VÍDEO AQUI!

SinHoRes Alerta: Osasco e Santana de Parnaíba tornam obrigatório o uso de máscaras de proteção; Carapicuíba recomenda medida à população

Nos últimos dias, algumas cidades da base do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região anunciaram a adoção de mais medidas de combate ao novo coronavírus. É o caso de Osasco e Santana de Parnaíba, que através de decretos, tornam o uso de máscara em locais públicos obrigatório. Já em Carapicuíba, é recomendado o uso da máscara de proteção.

Em Osasco, o Decreto 12.442/20 prevê o uso obrigatório de máscaras a partir desta quarta-feira, 29/04, sendo que nos dois primeiros dias, os agentes de fiscalização apenas orientarão as pessoas. Já no dia 1º de maio, será proibido a entrada das pessoas sem máscaras no comércio ou no transporte público e o não cumprimento resultará em notificação, cassação do alvará e lacre do estabelecimento.

Também a partir de 1/5, os mercados com mais de mil metros quadrados serão obrigados a ter termômetros para medir a temperatura dos clientes antes de entrarem no estabelecimento, além de manter as filas organizadas com um metro de distância entre os clientes.

Em Santana de Parnaíba, o Decreto 4.368/20 também obriga o uso de máscaras de proteção facial pela população em ambientes públicos da cidade, a partir de hoje, 29.

Em Carapicuíba, o Decreto 4.993/20 recomenda o uso de máscaras artesanais de proteção facial, e não aquelas produzidas para uso hospitalar.

“Mesmo que os clientes não possam acessar o interior dos estabelecimentos de alimentação fora do lar (apenas delivery e take away), o SinHoRes recomenda fortemente que todos os trabalhadores, de todos os setores, utilizem as máscaras durante todo o período de trabalho, realizando a troca de máscaras conforme recomendação das autoridades sanitárias”, afirmou o presidente Edson Pinto.

O SinHoRes continua acompanhando as cidades de Barueri, Cajamar, Itapevi, Jandira e Pirapora do Bom Jesus.

Esfihas Dozza, rede associada do SinHoRes, oferece pratos típicos da culinária armênia

A Esfihas Dozza, associada do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, oferece pratos deliciosos da comida típica armênia em seu cardápio, como esfihas, kibes, espetos, bastermã, tabule, arroz armênio, doces sírios e muito mais.

Durante este período de isolamento social, os restaurantes, cumprindo as orientações do governo de São Paulo, permanecem fechados, mas a clientela pode continuar saboreando todas as delícias da rede através do delivery!

Confira os telefones!

  • Unidade em Presidente Altino, Osasco – Telefone: 11 3681.9779 
  • Unidade na Vila São Francisco, Osasco – Telefone: 11 3651.4000
  • Unidade em Alphaville, Barueri – Telefone: 11 4208.5001

Para conferir o cardápio completo, acesse o site!

Embratur é transformada em Agência de Fomento ao Turismo, mas liberação do ECAD nos quartos de meios de hospedagem é retirada da MP

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (27) a medida provisória (MP) que transforma o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em uma agência com status de serviço social autônomo. O texto segue para o Senado.

Pela MP, a Embratur fica extinta e passa a ser Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. Na prática, conforme o texto, a agência permanece ligada ao governo federal, mas pode contar com recursos privados para promover ações.

Medidas provisórias têm força de lei assim que publicadas no “Diário Oficial da União”. Com isso, a alteração prevista na MP está em vigor desde novembro de 2019. No entanto, para virar lei definitivamente, a proposta ainda precisa ser aprovada pelos senadores.

O que diz a MP

O texto define que cabe ao Poder Executivo, por meio do Ministério do Turismo, estabelecer os termos do contrato de gestão e supervisionar a gestão da nova agência.

A medida provisória fixa, ainda, como atribuições da agência: “Formular, implementar e executar as ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do país no exterior.”

A proposta diz ainda que a agência será comandada por um conselho deliberativo, um conselho fiscal e uma diretoria-executiva.

O conselho será composto por:

  • Ministro do Turismo;
  • Presidente da Embratur;
  • Um deputado e um senador que atuem nas comissões de turismo do Congresso;
  • Representantes do setor privado da área do turismo.

Conforme justificou o governo ao enviar a MP ao Congresso, a transformação da Embratur em uma agência torna a estrutura da entidade mais flexível e permite aplicação de recursos privados para desenvolver promoção turística internacional.

Entre outros pontos, o texto aprovado pelos deputados nesta segunda também:

  • Prorroga benefício tributário relativo a contratos de arrendamento mercantil de aeronaves e motores a elas destinados;
  • Prorroga o benefício tributário relativo ao imposto de renda retido na fonte incidente sobre remessas ao exterior para pagamentos de despesas pessoais de pessoa física domiciliada no país, como hotéis, traslado, companhias aéreas entre outros.

Direitos autorais

O relator, Newton Cardoso Junior, retirou do texto trecho que extinguia o recolhimento, pelo Ecad, de direitos autorais por trabalhos artísticos reproduzidos em cabines de embarcações aquaviárias, como navios e quartos de hotéis.

Segundo ele, um acordo entre os parlamentares determinou que esta questão será discutida na votação de outra medida provisória (MP 948), que trata sobre o cancelamento de serviços, reservas e eventos dos setores de turismo e cultura devido à pandemia do novo coronavírus.

“Em razão da complexidade que esse tema proporciona tendo em vista a necessidade de aperfeiçoamento no próprio sistema de cobrança, governança e compliance sobre o setor de direitos autorais, entendemos ser mais apropriado nesse momento levar todo o capítulo que trata da arrecadação e direitos autorais para uma segunda votação”, declarou.

Financiamento

Cardoso Junior outros modificou pontos da proposta original , enviada pelo Poder Executivo.

Ele estabeleceu que a agência deveria ser financiada pelo Senac e pelo Sesc, e não pelo Sebrae, como apontou o governo federal no envio da MP. Mas a mudança foi revertida pelo plenário da Câmara, que aprovou separadamente a supressão do financiamento pelo Senac e pelo Sesc.

Com isso, o projeto retirou da agência recém-criada cerca de R$ 300 milhões em financiamento.

Ficaram sendo mantidos os recursos de convênios, parcerias, doações, recursos decorrentes de decisão judicial, valores com vendas e aluguéis de imóveis e da prestação de serviços.

Fonte: G1

Tradicional Tchê’s Burger, em Osasco, anuncia fim das atividades

A tradicional lanchonete Tchê’s Burger, no centro de Osasco, encerra as atividades após quase três décadas, em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Em vídeo para anunciar o fim do empreendimento (assista abaixo), o empresário Jocimar Leal afirma que o mercado já vinha difícil nos últimos anos e as dificuldades se agravaram muito com a pandemia.

“Não vale a pena mais continuar com o comércio. É insustentável. Estamos encerrando as atividades. Estamos fazendo só delivery e domingo (26) vamos fazer as últimas entregas”, afirmou Jocimar.

Ele declarou que, devido à quarentena, “vai levar um bom tempo para a gente ter alguma clientela. Então, não vale a pena a gente continuar, correr o risco de arrumar mais dor de cabeça até lá”.

“Queria agradecer de coração cada um de vocês, a amizade que eu fiz com clientes amigos… O que eu fiz de amigo nessa lanchonete é brincadeira”, continuou. “O Tchê’s faz parte da história de Osasco, não tenho dúvida disso. E eu só tenho gratidão por vocês, que me ajudaram nessa história bonita, uma história bacana”, completou Jocimar Leal.

“O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região lamenta que a lanchonete Tchê’s Burger e muitos outros estabelecimentos já fecharam. Infelizmente, muitos fechamentos ainda acontecerão devido a demora em traçar um plano de reabertura dos bares e restaurantes com os devidos cuidados em relação a saúde e com metade da ocupação”, afirmou o presidente Edson Pinto.

Fonte: Portal Visão Oeste

TV SinHoRes realizará live para debater os desafios da gestão na hotelaria pós Covid-19

CIRCULAR Nº 17/2020

Osasco, 27 de abril de 2020.

Em 5/5, o SinHoRes Osasco – Alphaville e Região realizará uma live, às 15h, em sua página do Facebook e canal no YouTube, com representantes do setor do Turismo para falar sobre a gestão da área hoteleira com a redução das quarentenas e a retomada gradual das atividades econômicas.

O Canal Restaurante e o Portal Visão Oeste são parceiros de mídia do evento; e a FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo) é apoiadora da live.

Painelistas

Edson Pinto – Presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região e vice-presidente de Comunicação Social e Relações Governamentais da FHORESP.

Bruno Omori – CEO da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis São Paulo).

Alfredo Lopes – Presidente da ABIH-RJ (Associação de Hotéis do Rio de Janeiro) e SindHóteis – RJ (Sindicato de Hotéis do Rio de Janeiro).

Moderador

Sérgio Lerrer – Jornalista do Canal Restaurante

A live será transmitida nos seguintes canais:

Facebook do SinHoRes

YouTube do SinHoRes 

Facebook do Portal Visão Oeste

E no Facebook da Hotéis Rio

TV SinHoRes realizará live para debater os desafios da gestão na hotelaria pós Covid-19

Em 5/5, o SinHoRes Osasco – Alphaville e Região realizará uma live, às 15h, em sua página do Facebook e canal no YouTube, com representantes do setor do Turismo para falar sobre a gestão da área hoteleira com a redução das quarentenas e a retomada gradual das atividades econômicas.

O Canal Restaurante e o Portal Visão Oeste são parceiros de mídia do evento; e a FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo) é apoiadora da live.

Painelistas

Edson Pinto – Presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região e vice-presidente de Comunicação Social e Relações Governamentais da FHORESP.

Bruno Omori – CEO da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis São Paulo).

Alfredo Lopes – Presidente da ABIH-RJ (Associação de Hotéis do Rio de Janeiro) e SindHóteis – RJ (Sindicato de Hotéis do Rio de Janeiro).

Moderador

Sérgio Lerrer – Jornalista do Canal Restaurante

A live será transmitida nos seguintes canais:

Facebook do SinHoRes

YouTube do SinHoRes 

Facebook do Portal Visão Oeste

E no Facebook da Hotéis Rio

Em reunião virtual com representantes do governo de SP, Edson Pinto discute retomada das atividades do Turismo em SP

Nessa quinta-feira, 23/4, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, representando também a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (FHORESP), participou de reunião virtual com o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz; o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira; e Júlio Serson, de Relações Internacionais; além das principais entidades representantes do setor de Turismo.

Na pauta, o Plano São Paulo, que diz respeito aos possíveis protocolos para a reabertura de estabelecimentos e a retomada das atividades econômicas, anunciadas pelo governador João Dória.

Motoboys tomam as ruas de Osasco por melhores condições de trabalho

Uma grande moto-carreata com muito buzinaço ocorreu na última segunda-feira (20). Ela teve início na capital e terminou na avenida dos Autonomistas, em Osasco, em frente à sede do Ifood.

Segundo o Sindicato dos Motoboys, atos ocorreram em vários pontos de São Paulo e um dos destinos foi Osasco. De acordo com a entidade sindical, os entregadores de aplicativos reivindicam o aumento no valor das corridas, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o fim do bloqueio imposto pelos Apps contra trabalhadores.

Neste mês, o aumento exponencial dos profissionais durante a quarentena e as condições de trabalhos dos motociclistas é alvo de uma investigação do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Procurado, Ifood, Rappi e Uber Eats não se pronunciaram sobre as reivindicações dos motoboys.

Fonte: Giro S/A.

Recepcionista de hotel: por que você deve capacitá-los?

recepcionista de hotel é uma das figuras mais importantes quando pensamos em hospedagem. É esse profissional quem fará o primeiro e o último contato com o cliente, além de dar o suporte necessário durante toda a estadia.

Por esse motivo, bom atendimento e tratamento adequado são qualidades que podem vir a se tornar um diferencial competitivo para o seu hotel.

Afinal, consumidores valorizam experiências satisfatórias e tendem a retornar, sendo esse um bom recurso para a fidelização da clientela.

Se você quer entender mais sobre a importância desse profissional para o mercado hoteleiro e fazer a diferença no seu negócio, este artigo foi feito para esclarecer as suas dúvidas!

Quais são as funções do recepcionista de hotel?

As funções do recepcionista de hotel podem mudar de lugar para lugar, no entanto, existem algumas atividades que são comuns.

Por exemplo:

  • realizar check-in e check-out;
  • tirar dúvidas dos clientes;
  • fornecer informações importantes sobre a hospedagem;
  • realizar cadastro;
  • fechar reservas;
  • executar cancelamentos;
  • resolver pendências de hóspedes;
  • solicitar feedbacks; e
  • responder a e-mails.

Além das atividades focadas no hóspede, o recepcionista também é o responsável por algumas questões administrativas e burocráticas do hotel, como:

  • controlar o acesso a determinados cômodos;
  • anotar recados;
  • atender o telefone;
  • cuidar da recepção; e
  • ser o mediador de informação entre os setores da hospedagem.

Equipe front-office back-office

Para o caso de hotéis grandes, os recepcionistas são divididos em duas equipes: front-office back-office.

A equipe de front-office, também chamada de concierge, fica responsável unicamente pelos serviços direcionados aos hóspedes. Já o grupo back-office, ou recepção administrativa, se ocupa das questões mais burocráticas do cargo.

Por que os recepcionistas de hotel têm papel central na hospedagem?

Os recepcionistas são a cara do seu hotel.

Por estarem presentes em todas as etapas da hospedagem de um viajante, eles carregam também a marca do seu negócio.

Se, por exemplo, o recepcionista responde a um hóspede de forma fria ou ríspida, aquele cliente irá associar a marca do negócio àquela atitude. Do contrário, quando os recepcionistas são solícitos e gentis, a vontade de retornar é quase automática.

Além disso, são eles os responsáveis por toda a burocracia que envolve a clientela e o intermédio com a gestão do hotel, como dados financeiros, controle de estoque e organização de documentos.

Nesse sentido, os recepcionistas são os profissionais que mantêm a organização do lugar e têm à mão informações importantes para o funcionamento da hospedagem.

Capacitação profissional é diferencial para recepcionistas de hotel

Por todos os motivos citados, fica claro que investir na capacitação do recepcionista de hotel é importante para um negócio de sucesso.

Afinal, o atendimento ao cliente não é tão fácil como parece.É preciso saber lidar com diferentes perfis comportamentais, além de ter jogo de cintura para resolver conflitos que possam vir a surgir, ainda mais quando falamos do mercado hoteleiro, na qual o contato com culturas e hábitos diferentes são parte da rotina. Assim, não há risco de o recepcionista cometer qualquer gafe.

Além do tratamento ao cliente, a capacitação profissional também é importante para outras atividades do dia a dia do recepcionista, como administração básica, uso avançado de planilhas automatizadas, resolução de conflitos, organização de tempo etc.

Profissionais capacitados estão mais bem preparados para possíveis problemas e qualificados a assumir uma posição central no hotel.

Principais habilidades de um bom recepcionista de hotel

Além da capacitação profissional, existem algumas qualidades que são importantes para que o recepcionista do hotel consiga exercer a sua função com bom desempenho.

Essas características podem ser naturais ou aprendidas nas atividades cotidianas do trabalho, o importante é que elas estejam presentes no dia a dia do recepcionista.

Organização

Ter organização é crucial para qualquer pessoa que trabalhe em uma recepção. Como esse profissional será o responsável pela parte burocrática dos hóspedes é importante que tenha disciplina e intimidade com sistemas de organização.

Esse aspecto também é relevante para as atividades de reservas, check-in e check-out dos viajantes, garantindo que não haja transtornos.

Responsabilidade

Um bom recepcionista de hotel precisa ter alto senso de responsabilidade. Por lidar com pontos centrais do funcionamento de um hotel, esse profissional deve saber que a desatenção e a falta de seriedade podem ter consequências graves.

Por isso, o recepcionista responsável, comprometido com o trabalho e com maturidade profissional, é imprescindível.

Domínio de idiomas

Por lidar com diversas culturas, não será raro se deparar com clientes de outros países, ainda que não sejam o público-alvo do seu hotel.

Com isso em mente, ter um recepcionista que saiba se comunicar e entender bem o inglês se torna um diferencial, principalmente para os hotéis menores, já que eles serão preferidos por pessoas de outros países, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo.

Nesse ponto, o inglês costuma atender bem a maioria dos estrangeiros, mas ter entendimento de outros idiomas também é importante. Espanhol e francês são as línguas mais faladas depois do inglês.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma qualidade importante para qualquer cargo, ainda mais quando falamos em uma ocupação-chave.

Pelo fato de os recepcionistas lidarem diariamente com problemas fora do roteiro e que precisam ser resolvidos de forma ágil e atenciosa, ter inteligência emocional para lidar com conflitos e situações que exigem urgência é crucial.

Com essas habilidades, você poderá oferecer o melhor serviço ao seu hóspede e ao seu hotel!

Fonte: Omnibees

Presidente Edson Pinto participa de reunião do Governo para discutir retomada das atividades do Turismo em SP

Na tarde dessa quinta-feira, 23/4, a convite do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, representando também a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (FHORESP), participará de reunião com as principais entidades representantes do Turismo para equalizarem o passo a passo da retomada do setor.

A reunião, que acontecerá via Zoom, foi agendada após anúncio do governador João Dória referente ao Plano São Paulo, que prevê a reabertura gradual da economia no estado a partir de 11 de maio. Ainda de acordo com Dória, a flexibilização do isolamento social será feita em etapas, com autorizações específicas para cada região do estado, de acordo com o avanço da doença.

Para essa reunião, os participantes foram selecionados estrategicamente para contribuírem com ideias e sugestões para uma retomada segura das atividades do Turismo.

“O SinHoRes vem solicitando ao governador e prefeitos a reabertura gradual imediata dos estabelecimentos, pois sabemos o gravíssimo impacto econômico que esses empresários estão sofrendo. Será ótimo poder discutir com outros representantes e sugerir medidas para uma retomada segura, que vise a preservação da saúde de todos e da economia ”, afirmou o presidente.

TV SinHoRes/Canal Restaurante: adequação do cardápio ao delivery

Confira a conversa com José Aurelio Claro Lopes, consultor de food service, fundador do www.cozinha365.com.br, e Márcia Melo, nutricionista supervisora de refeições transportadas no agronegócio, sobre o que levar em conta ao mudar o cardápio do foco de serviço em salão para o foco do serviço em delivery.

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região e o Canal Restaurante geram conteúdo direcionado ao Food Service e Hospitalidade.

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