A ‘livraria’ francesa onde você pode, literalmente, passar a noite

A ‘livraria’ francesa onde você pode, literalmente, passar a noite

Apaixonados por livros que pretendem visitar Paris têm um novo motivo para planejar a viagem: foi inaugurado há pouco tempo na capital francesa uma espécie de quarto de hotel inspirada em clássicas livrarias parisienses.

Chamado, sem surpresas, de La Librarie, o local faz parte de um projeto chamado Paris Boutik, que tem como objetivo transformar antigos pontos comerciais – boutiques – em acomodações temáticas, na tentativa de oferecer experiências únicas e que apresentem uma outra sensação do estilo de vida local.

A Librarie tem 45 metros quadrados, com duas suítes, sala e cozinha, podendo acomodar até quatro pessoas. Mais de 4 mil livros fazem parte do ambiente, cujo projeto teve atenção especial para o isolamento acústico – estando lá dentro é praticamente impossível ouvir ruídos externos.

Já há um apartamento temático de mercearia disponível, e a empresa pretende abrir os próximos três em breve: uma loja de vinhos, uma venda de queijos e um estúdio de moda.


Fonte: Hypeness

São Paulo divide férias escolares de julho em 3 períodos

São Paulo divide férias escolares de julho em 3 períodos

O governo de São Paulo anunciou, em 26/4, que as férias de julho serão encurtadas de 30 dias para duas semanas. Anteriormente, alunos e professores, por exemplo, tinham todo o mês de recesso escolar.

Os 30 dias de férias serão divididos da seguinte forma: duas semanas no mês de julho e o restante entre a Semana Santa e a semana do professor, em 12 de outubro.

“Em 2020, o calendário escolar da rede estadual será modificado para beneficiar alunos e docentes. As escolas terão pausas no meio de cada semestre e o cronograma poderá ser unificado com os 645 municípios paulistas. Diversos estudos comprovam que menos tempo contínuo fora da escola garante melhora significativa na aprendizagem dos alunos. Importante ressaltar que o cumprimento dos 200 dias letivos estará garantido neste modelo”, afirmou João Doria em sua conta no Intagram.

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região vem defendendo a ideia, trabalhada pelo trade de turismo, há algum tempo. “A medida favorece o turismo em baixa estação, ou seja, quando as tarifas são menores. É preciso ter em mente que os tempos mudaram e ninguém mais fica 30 dias seguidos viajando ou descansando. Pausas menores e em maior quantidade favorecem a todos”, afirmou o presidente Edson Pinto.

A medida inclui as secretarias estaduais de Turismo e Educação, as secretarias municipais de Educação e sindicatos como o dos professores. O programa, chamado de “Mais Férias”, foi divulgado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, pelo governador João Doria.

Com informações de Panrotas

equipotel

Equipotel Regional – CONOTEL

Estamos a poucas semanas da Equipotel Regional e do Conotel 2019, que acontece de 8 a 10 de maio! Neste ano, Goiânia nos receberá de braços abertos para o encontro que visa agregar mais conteúdo, relacionamento e negócios no mercado de hospitalidade.

O Conotel 2019, que é um dos mais importantes congressos do setor, já está com a programação definida (clique aqui para conferir) e trará discussões com os melhores profissionais sobre as tendências e as inovações do segmento hoteleiro. É o momento ideal para se atualizar sobre temas como transformação digital, segurança, tecnologia e muito mais.

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Nacional) e realizado simultaneamente à Equipotel Regional, o foco do evento é promover o encontro de agentes da indústria do turismo e fomentar discussões técnicas, legislativas e jurídicas, buscando sempre soluções para suprir questões dos mais diversos segmentos da hotelaria e turismo.

Saiba mais!

Edson Pinto se reúne com deputado estadual Adalberto Freitas

Nesta quinta-feira, 25/4, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, esteve no gabinete do deputado estadual Adalberto Freitas (PSL), discutindo projetos de interesse do setor de turismo, hotelaria e gastronomia, além de questões de empreendedorismo.

“Em nome da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo – FHORESP e do SinHoRes, fui cumprimentar o deputado, estreitar relações e discutir assuntos de interesse do setor”, afirmou Edson.

Presidente Edson Pinto se reúne com vereador de São Paulo, Paulo Frange

Nesta quinta-feira, 25/4, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, esteve no gabinete do vereador de São Paulo, Paulo Frange, defensor do setor de bares e restaurantes na cidade de São Paulo.

Na oportunidade, discutiram questões do turismo, hotelaria e empreendedorismo com foco no estado de São Paulo. “É sempre enriquecedor trocar experiências com alguém que é tão engajado nos assuntos do setor”, afirmou Edson.

Frange foi relator da lei de zoneamento da cidade de São Paulo.

Rede Madero é o novo associado do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região

Rede Madero é o novo associado do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região tem mais um associado de peso: a rede Madero, que conta com três lojas na região da base do sindicato empresarial.

A conversa com o especialista em Recursos Humanos da Madero, Adriano Marcelo de Sá, começou no início do mês, quando seu reuniu com o presidente do SinHoRes, Edson Pinto. “Ficamos muito felizes e honrados com essa associação. A rede Madero tem grande impacto no setor de gastronomia da região e está ampliando ainda mais seu alcance através da própria Madero e da rede Jerónimo, pertencente ao mesmo grupo”, afirmou Edson.

Segundo Adriano, a rede conta com cerca de 128 operações no Brasil com 4.997 trabalhadores, além de 953 colaboradores no setor administrativo e 354 colaboradores na área industrial. Apenas em 2017, o grupo obteve crescimento de 67% em seu faturamento, alcançando a notável marca de R$ 510 milhões (site Restaurante Madero).

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região apoia a transferência da Ceagesp para a região de Santana de Parnaíba e vem trabalhando politicamente para isso

Bolsonaro e Doria anunciam mudança do Ceagesp até o final de 2020

O governador de São Paulo João Doria e o presidente Jair Bolsonaro se reuniram em Brasília, na última terça-feira, 23/4, e definiram que a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) será transferida da União para o Governo de São Paulo e mudará de endereço até o final de 2020. “Até o final do ano que vem, ele estará em um novo endereço, em uma área seis vezes maior que a área que ele hoje ocupa. Com isso, vamos ter mais permissionários, uma condição melhor física e operacional. Este novo local será próximo a uma rodovia, o que permitirá uma ligação mais rápida e eficiente com o Porto de Santos e com as demais rodovias federais e estaduais”, disse Doria.

A Ceagesp será transferida do Ministério da Agricultura para a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e o novo espaço será viabilizado por meio de recursos privados. O futuro endereço não foi anunciado ainda para evitar especulação imobiliária. No atual local do Centro será implantado o CITI (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação), também em parceria com a iniciativa privada. “Será o Vale do Silício de São Paulo, com 650 mil metros quadrados de área dedicada à tecnologia”, explicou o Governador.

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região vem acompanhando a possível mudança de endereço da Ceagesp e trabalhando politicamente para vir para a região.

“Existe um estudo da transferência do Ceagesp para Alphaville, em Santana de Parnaíba, encabeçado pela empresa Ideal Partners e planejado por um colegiado chamado Ceasp, desde 2008. É esse projeto que o sindicato empresarial considera o ideal, já que prevê um centro de excelência gastronômica com vários restaurantes de cozinha internacional, além de um parque, espaço para flores, ou seja, uma área de grande lazer para a população, tornando-se um grande polo para o turismo gastronômico”, afirmou Edson. “Além disso, seria ótimo para a economia local e do seu entorno e para os moradores, trazendo mais emprego, desenvolvimento, renda e tributos ao município. Por isso, afirmamos todo nosso apoio e desejo em contribuir para o sucesso desse projeto! Também nos colocamos à disposição para o que for necessário”, finalizou o presidente do sindicato empresarial.

Com informações de Correio Paulista

atendimento ao cliente

Um atendimento de qualidade ao cliente requer muito treinamento da equipe

Quando pensamos em um estabelecimento gastronômico, seja um restaurante ou um bar, temos em mente um ambiente agradável e limpo, além de alimentos frescos e bem preparados. Mas só isso não basta! Para ter sucesso com os clientes, é imprescindível um atendimento de qualidade!

Para Clemilson Abude, administrador e sócio de duas unidades da rede Habib’s, em Carapicuíba, e da franquia no Shopping União, em Osasco, estabelecimentos associados ao SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, o segredo está no treinamento da equipe.

“Em primeiro lugar, vale dizer que a contratação do funcionário acontece pelo departamento de RH da rede Habib’s, que passa por processo seletivo, onde são realizados uma série de testes com esse profissional. Assim que ele chega à nossa unidade, esse funcionário passará por um treinamento diretamente com o cliente, sempre auxiliado por um superior”, explicou. “No entanto, é realizado também um treinamento mensal com toda a equipe de atendimento, além de um treinamento semanal passado pelo próprio gerente da unidade. Acreditamos que um excelente atendimento é primordial para o retorno do cliente! Um profissional educado, preparado, atento aos detalhes e que conhece a loja e seus produtos tem o poder de fidelizar o público”, finalizou Abude.

De acordo com o administrador, estar atento aos canais de reclamação e sugestão disponíveis aos clientes é um meio de ter ciência de pontos que necessitam ser melhorados no estabelecimento e tomar as medidas necessárias.

Presidente Edson Pinto discute questões do setor com diretor do Sinthoresp

CIRCULAR: APÓS REUNIÃO COM DIRETORIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES, SINHORES REFORÇA AOS EMPRESÁRIOS A IMPORTÂNCIA DO CUMPRIMENTO DA CCT DA NOSSA REGIÃO

Circular nº 6/2019

Osasco, 24 de abril de 2019

Atenção Empresário, Contador e Administrador!

Nesta segunda-feira, 22/4, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, recebeu na sede do sindicato empresarial, o diretor da subsede de Osasco do Sinthoresp, sindicato laboral, Sr. Branco.

Na reunião, discutiram o alinhamento de questões e de problemas ligados ao setor. O diretor Branco expôs que muitas empresas não estão cumprindo a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), principalmente no que se refere ao e-TIG (Termo de Implantação de Gorjeta Eletrônico), ao BSF (Benefício Social Familiar) e ao Seguro de Vida obrigatório. Informou também que o Sinthoresp aumentou a capacidade de fiscalização na base do SinHoRes (Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Cajamar, Itapevi, Jandira e Pirapora do Bom Jesus) e explicou que estão fazendo visitas às empresas e/ou notificando-as a comparecer à sede do Sinthoresp. Contudo, quando o estabelecimento é notificado e se recusa a atender o sindicato laboral, é aberto um requerimento na Delegacia Regional do Trabalho, que intimará a empresa para a realização de uma mesa redonda.

Sendo assim, Branco solicitou ao presidente Edson que divulgue aos empresários a importância de cumprirem a CCT, não apenas por ser um direito dos trabalhadores, mas porque as multas oneram significativamente as empresas.

“A divulgação dessas informações através de nosso site, redes sociais, informativos e circulares é uma prática constante do SinHoRes. No entanto, vamos reforçar a medida e atender a solicitação do diretor Branco. É muito importante cumprir as cláusulas previstas em nossa CCT para proteger seu estabelecimento de pesadas multas previstas na Convenção Coletiva, medidas judiciais do sindicato dos Trabalhadores ou mesmo, ações trabalhistas ”, afirmou Edson.

Fique ligado nas 10 dicas do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região!

Acompanhe as Circulares do seu sindicato empresarial!

Turismo Paulista comemora nova dinâmica na gestão

Turismo Paulista comemora nova dinâmica na gestão

Em três meses, o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, considera que, embora seja um início de governo, já há o que comemorar. “Acho que estamos conseguindo imprimir uma nova dinâmica, sintonizados com o espírito deste governo, de apresentar soluções simples, rápidas e inovadoras, sempre buscando melhorar a integração entre a população, o setor privado e o que nós, como agentes públicos, podemos oferecer “, resumiu o secretário.

Convidado pelo governador João Doria por sua experiência no comando da Embratur e do Ministério do Turismo, Lummertz tem como uma das principais missões é dotar de maior profissionalização a secretaria de turismo, além de buscar a consolidação de São Paulo num destino turístico forte, com uma marca capaz de atrair turistas e visitantes do Brasil e do mundo.

“Sabemos que São Paulo tem uma gastronomia fantástica, uma cultura rica e diversificada, nossa capital e o interior têm muito a ser explorados por turistas. Mas temos que admitir que o mundo e o Brasil ainda não têm noção dessa dimensão. Nosso estado é o que mais atrai gente de todos os cantos do país e reúne mais de 2,7 milhões de turistas estrangeiros por ano. Também somos o estado que mais emite turistas para os demais destinos. Mas temos que promover mais e fazer com que o paulista viaje mais pelo estado, bem como que venham mais turistas para São Paulo”, comentou Lummertz.

Além de buscar trabalhar em sinergia com a iniciativa privada, a Secretaria de Turismo vem buscando parcerias com outras pastas do governo para unir mentes e corações na busca contínua em transformar São Paulo nesse grande destino nacional e internacional. O secretário destaca alguns programas e ações que o Turismo já está realizando em parceria com as secretarias da Fazenda, Educação, Desenvolvimento Econômico, Transportes, Infraestrutura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, além das significativas parcerias com as Companhias Aéreas.

São Paulo Pra Todos

No início de fevereiro o Governo do Estado anunciou a redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o combustível de aviação em São Paulo. A alíquota, que hoje é de 25%, cairá para 12% a partir de primeiro de junho deste ano, o que vai tornar mais barato o custo operacional das empresas aéreas. Em contrapartida, em até 180 dias, o setor vai criar 70 novos voos e 490 partidas semanais, aumentando a oferta de destinos em todo o país.

A desoneração tributária do setor aéreo será compensada pelo impacto econômico gerado pelas contrapartidas. Os passageiros receberão 490 novas frequências semanais para 21 Estados e 38 destinos, além dos seis novos destinos dentro de São Paulo: Barretos, Franca, Araraquara, São Carlos, Votuporanga e Santos/Guarujá. O segundo impacto será para o conjunto da sociedade por meio do fomento da atividade econômica, com geração de emprego e renda no Estado.

Rotas Cênicas

Trata-se de uma ação integrada com a Secretaria de Governo e de Transportes. A ideia é de que concessão, modernização e implantação de rodovias do Estado tenham como condição um projeto cênico acoplado, isto é, que as rodovias passem a ser visualizadas não só como caminho, mas como parte do destino e da viagem.

A proposta é que as rodovias tenham sinalização integrada à temática da região, paradouros, paisagismo, integração do caminho com ofertas de produtos e serviços típicos da região etc. Podem ser aplicadas no Litoral, em Vales, Circuito das Águas, Serras, Represas e Hidrovias fomentando a atividade turística. Aprovado pelo Conselho Político do Estado, o decreto que regulamenta a questão está em fase de elaboração.

Mais Férias

O objetivo é a implementação de um novo modelo de férias escolares, impulsionando o turismo regional. Isto porque grande parte dos turistas paulistas não utilizam os 30 dias das férias escolares de julho para viagens, resultando em um período da atividade turística mais enxuto. Por isso a iniciativa do Governo Estadual em “fatiar” as férias encurtando em duas semanas o recesso do mês de julho. As duas semanas remanescentes terão o seguinte destino: uma será complementada durante a Semana Santa, intitulada “Semana do Turismo” e a outra em torno de 12 de outubro, denominada a “Semana do Professor”.

Diante deste cenário, aumenta-se o número de viagens regionais no Estado de São Paulo; a utilização do calendário escolar proporcionará períodos regulares de descanso e haverá uma regular distribuição pela procura de viagens ao longo do ano. Este trabalho envolve a Secretaria Estadual de Educação, além das secretarias municipais de educação e também Sindicatos, como o dos professores. Aprovado pelo Conselho Político do estado, no momento, encontra-se com a equipe técnica da Secretaria da Educação.

Distritos de Desenvolvimento Turístico

A Secretaria de Turismo já está em ação para aplicar um modelo mundial mais eficiente na captação de investimentos em empreendimentos turísticos, entretenimento e lazer em pontos estratégicos no Estado de São Paulo. São os Distritos de Desenvolvimento Turístico que, na verdade são áreas incentivadas, com regramento especial para a criação de massa crítica de empreendimento turísticos complementares entre si.

Dentre as vantagens, esta iniciativa oferece um produto essencialmente turístico com gestão exclusiva pela iniciativa privada, geração de economia de escala oferecendo um ambiente físico ideal ao turista. Assim o papel do Estado passa pela identificação de áreas estratégicas, apoio a financiamentos em total acordo com municípios – Inserção no Plano Diretor, além da promoção de destinos.

O Estado Paulista já conta com potenciais desses Distritos, como o Brown Field na Região de Campinas/Jundiaí, na Rodovia dos Bandeirantes, que já contém elementos existentes, planos de expansão e uma área disponível adicional de 10.000.000 m². O Green Field no Vale do Paraíba fica no entroncamento da Rodovia Pres. Dutra e Carvalho Pinto com destinos estratégicos envolvendo turismo rural, religioso, gastronômico, de sol e praia, lazer e entretenimento. Aprovado pelo Conselho Político do Estado.

Modernização da SETUR

A nova gestão da Pasta ressalta que a Secretaria de Turismo está passando por uma reforma em sua estrutura, o que resultará em uma organização mais forte e preparada para estruturar, vender e promover o Estado de São Paulo. Os programas e ações também estão passando por uma revisão, com o objetivo de atualizar o ferramental necessário para encarar os desafios do Turismo.

A reformulação da Pasta do turismo está sendo trabalhada em duas vertentes: reposicionamento do Turismo no Estado de São Paulo e o reposicionamento da própria Secretaria. Dentro desta última abordagem, um novo modelo de DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) está sendo estudado, tendo em vista que o próprio FUMTUR (Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos) não está sendo operado como um fundo, mas sim como repasse de orçamento do Governo Estadual para a Setur-SP. O decreto de organização da nova secretaria está sendo entregue pelo corpo técnico da Assessoria Jurídica de gabinete do Procurador Geral do Estado.

Educação para o Turismo

Projeto proposto pela Secretaria de Turismo para a inclusão da disciplina turismo na grade curricular do ensino básico e médio da rede estadual de educação. O projeto piloto deve ser implantado em Estâncias Turísticas e em Municípios de Interesse Turístico para preparar os educandos para explorar adequadamente a atividade turística e ter uma visão positiva da mesma. No ensino básico a ideia é apresentar o turismo de forma transversal em diversas disciplinas, o aprendizado deve ser coroado com o chamado “Estudo do Meio”, ou seja, a saída do ambiente escolar para vivência da prática do Turismo. No ensino médio a introdução do turismo se daria por meio de oficinas que seriam realizadas duas vezes ao mês de forma optativa. O projeto está na Secretaria Estadual de Educação para análise.

Fonte: Governo de SP

Presidente Edson Pinto discute questões do setor com diretor do Sinthoresp

Presidente Edson Pinto discute questões do setor com diretor do Sinthoresp

Nesta segunda-feira, 22/4, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, recebeu na sede do sindicato empresarial, o diretor da  subsede de Osasco do Sinthoresp, sindicato laboral, Sr. Branco.

Na reunião, discutiram o alinhamento de questões e de problemas ligados ao setor. O diretor Branco expôs que muitas empresas não estão cumprindo a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), principalmente no que se refere ao e-TIG (Termo de Implantação de Gorjeta Eletrônico), ao BSF (Benefício Social Familiar) e ao Seguro de Vida obrigatório. Informou também que o Sinthoresp aumentou a capacidade de fiscalização na base do SinHoRes (Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Cajamar, Itapevi, Jandira e Pirapora do Bom Jesus) e explicou que estão  fazendo visitas às empresas e/ou notificando-as a comparecer à sede de Sinthoresp, contudo quando o estabelecimento é notificado e se recusa a atender o sindicato laboral, é aberto um requerimento na Delegacia Regional do Trabalho, que intimará a empresa para a realização de uma mesa redonda.

Sendo assim, Branco solicitou ao presidente Edson que divulgue aos empresários a importância de cumprirem a CCT, não apenas por ser um direito dos trabalhadores, mas porque as multas oneram significativamente as empresas. “A divulgação dessas informações através de nosso site, redes sociais, informativos e circulares é uma prática constante do SinHoRes. No entanto, vamos reforçar a medida e atender a solicitação do diretor Branco. É muito importante cumprir as cláusulas previstas em nossa CCT para proteger seu estabelecimento de pesadas multas previstas na Convenção Coletiva, medidas judiciais do sindicato dos Trabalhadores ou mesmo, ações trabalhistas ”, afirmou Edson.

Coordenador do Departamento Jurídico do SinHoRes orienta proprietário do Mr. Pretzels

Coordenador do Departamento Jurídico do SinHoRes orienta proprietário do Mr. Pretzels

Na manhã dessa segunda-feira, 15/4, o Dr. Marcel de Lacerda Borro, coordenador do Departamento Jurídico e Arbitral do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, recebeu o proprietário do Mr. Pretzels, do Shopping Tamboré, Luiz Antônio de Souza.

Associado efetivo do sindicato empresarial, o proprietário recebeu Orientação Jurídica de Dr. Marcel na sede do SinHoRes.

Departamento Jurídico e Arbitral

Atendemos as áreas Trabalhista – Administrativo (vigilância sanitária, Procon, autuação e fiscalização da prefeitura); Criminal; Tributário; Empresarial; Previdenciário; Civil (Família); Trânsito (cassação de CNH, documentação etc).

Os sócios efetivos (mensalistas) contam com três consultas gratuitas por ano e os sócios sindicais (em dia com a Contribuição Sindical e Negocial), com uma consulta gratuita por ano.

O atendimento acontece às sextas-feiras, na sede, das 13h às 17h, mediante agendamento prévio, que deve ser realizado com antecedência mínima de 5 dias, através do e-mail comunicacao@sinhoresosasco.com.br (indicar no assunto o termo “Jurídico” e no texto do e-mail os dados da empresa (CNPJ, telefone para contato e um “resumo” do assunto a ser tratado).

​*Atendimento sujeito à disponibilidade de horário, uma vez que os agendamentos são feitos por ordem de inscrição.

* O Departamento Jurídico, em nenhuma hipótese, faz atendimento por telefone.

Taxa de Assistência Jurídica

Caso haja interesse de utilizar o Departamento Jurídico do SinHoRes para Processo Trabalhista (sem limite de contratações):

Sócios Efetivos: 

= R$500,00 (Defesa, Acompanhamento e Audiência até o julgamento de 1ª Instância);
= R$300,00 (Em caso de procedência da ação: Recurso e Acompanhamento em 2ª Instância).

Sócios Sindicais:
= R$ 2.000,00 (Defesa, acompanhamento e audiência até o julgamento de 1ª Instância);
= R$ 1.000,00 (Em caso de procedência da ação: Recurso e Acompanhamento em 2ª Instância).

Obs.: Para contratação de advogado para outras áreas do Direito, a Taxa de Assistência Jurídica será determinada de acordo com a complexidade do caso. Sócios efetivos sempre terão condições diferenciadas.

Sete dicas para manter o controle de custos no seu restaurante

Sete dicas para manter o controle de custos no seu restaurante

Administrar um restaurante é algo bastante complexo. Há uma série de fatores que precisam ser levados em conta e, em tempos de crise, nada fica mais difícil do que manter o controle de custos. Empresários do setor encontram dificuldades na administração do controle dos custos. Seja porque o sobe e desce de preços tem sido muito constante, seja porque as alterações dos rumos da economia vem prejudicando esse controle.

O fato é que, por mais que se queira tentar desviar dela, a crise anda batendo forte na porta de muitos estabelecimentos. E o que se diz no mercado é que: “quem conseguir resistir até o início do ano que vem, passa pela crise sem muitas avarias”.

É bom lembrar que  a crise é o motor da criatividade. A frase “na crise, crie”, anda bastante comum nas redes sociais e profissionais. Muito acreditam que ela, a crise, é o ponto de convergência para sair dela e eu também. Nos restaurantes, criar é talvez o trabalho mais árduo que existe. No entanto, o mais prazeroso, e criar na administração, é coisa que exige atenção e dedicação, principalmente para controlar custos.

Oferecer ao cliente ótima comida, ambiente aconchegante, serviço perfeito, tem custo, entretanto, esse custo não pode sair das rédeas. E como fazê-lo ficar sob controle ou até baixá-lo? Não existe  fórmula mágica, é preciso saber o que é excesso e como cortá-lo.

  1. Fique de olho na sua produção

Comece olhando sua produção. É de lá que boa parte do seu custo pode estar indo para a estratosfera. Crie um controle realmente efetivo do que é produzido e veja qual é o resultado em números de: “perda, desperdício e quebra”. Já explicamos a diferença de conceito anteriormente na matéria sobre a ficha de controle de produção, procure minimizá-los ou eliminá-los, essa é a ideia.

2. Avalie o giro de suas compras, confira o uso do estoque

Verifique seu estoque de secos e de úmidos. Talvez haja ali outro ralo de dinheiro escondido em compras feitas com maior número de produtos do que você precisa realmente ter para manter sua operação por certo período.

É bem melhor um estoque que gira com mais frequência com insumos e produtos frescos do que estoques gigantescos.

3. Compre direto dos produtores / Selecione fornecedores

Elimine atravessadores nos seus fornecedores. Faça contatos, crie uma rede de pessoas que produzem os insumos que você usa com mais frequência, veja se há possibilidades de que eles entreguem ou então que você possa buscar esses produtos. Só aí é possível diminuir cerca de 30% dos custos.

4. Evite desperdícios, aproveite ao máximo os insumos

Aproveite ao máximo os insumos. Crie receitas que usam folhas, talos, cascas, há uma infinidade de excelentes aplicações para o que hoje talvez sua produção esteja colocando no lixo e lembre-se: lixo é custo.

5. Evite desperdícios dos clientes, avalie o tamanho das porções

Olhe seus pratos prontos. As porções estão realmente adequadas ou estão em demasia?

Se estiverem grandes, saiba que é mais inteligente diminui-las do que mantê-las em tamanhos exagerados. O cliente nota quando vem comida demais no prato e com toda certeza, ele fica bastante constrangido sabendo que as sobras irão direto para a lata de lixo.

6. Racionalize o uso de sua mão de obra /administre as escalas

Use sua mão de obra de forma racional. Faça uma boa escala de produção, procure ver o que é possível adiantar, crie uma escala de trabalho onde haja um bom revezamento, suprindo produção adiantada com folgas. Além de tornar seu custo mais equilibrado, você vai ver seus funcionários trabalhando mais felizes, afinal, que não gosta de ficar mais tempo em casa com a família.

7. Crie cardápios usando produtos mais baratos

Crie cardápios sazonais, baseados em ingredientes de época. Eles são mais baratos e frescos sempre, tornam sua produção mais limpa e fácil, economizam seus recursos e ainda podem deixar os preços para o cliente mais atrativos.

Na crise, crie!

Fonte: Infood

A Operação Semana Santa revelou, em 2019, a reincidência de empresas na fraude em amostras de pescados

A análise de 220 amostras de DNAs de diferentes espécies de pescado, recolhidas em 16 estados e no Distrito Federal resultou em 32 com inconformidades, conforme resultado da Operação Semana Santa realizada pelo MAPA.

Dessas amostras, oito produtos estão sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e 16 de Inspeção Estadual (SIE). As inconformidades se referem à fraude econômica no varejo, devido à troca de espécies de pescado por outro de menor preço à venda no varejo.

A operação que revelou a reincidência de empresas na fraude contou com 70 auditores fiscais federais agropecuários e agentes de inspeção do MAPA. Eles coletaram 134 amostras de produtores com SIF, 43 com SIE sem equivalência no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) e cinco com equivalência, além de uma amostra de produto com selo do Serviço Inspeção Municipal. Também foram coletadas 35 amostras de produtos importados elaborados em estabelecimentos estrangeiros habilitados pelo MAPA.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, no ano passado o índice de não conformidade foi de 21,4% e, agora, baixou para 11%, tratando-se de um ótimo indicativo, afirmou. Nos produtos sob fiscalização direta do Ministério da Agricultura e nos importados, o índice de conformidade foi de 95,03%. “Vamos incentivar cada vez mais esse tipo de fiscalização, pois pretendemos acabar com essa fraude que prejudica o consumidor brasileiro”, afirmou ele.

A coleta foi realizada no dia 12 de março, no comércio varejista e atacadista, dos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. As amostras de produtos importados são oriundas de estabelecimentos localizados na Argentina, China, Equador, Noruega e Portugal e todas estavam conformes.

De acordo com o secretário Leal, “duas amostras ficaram fora da análise, estando sob suspeita de falsificação de registro, pois utilizaram a logomarca do SIF, sem o estabelecimento estar devidamente inscrito no sistema. O caso foi encaminhado à Polícia Federal”.e

Para cada resultado não conforme dos estabelecimentos com SIF, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do MAPA, abrirá processo administrativo para a apuração. Medidas cautelares também podem ser aplicadas às empresas, como a suspensão de expedição dos produtos do estabelecimento até a total regularização do processo produtivo, além de terem que recolher os produtos identificados como inconformes.

Os estabelecimentos podem solicitar a contraprova das análises e apresentar sua defesa. Se for comprovada a fraude, as sanções vão desde multa, suspensão da atividade, interdição e até o cancelamento do registro no SIF.

O secretário Leal explicou que o resultado das amostras com inspeção estadual e municipal são encaminhadas aos estados e municípios, para ciência e para que adotem providências junto àqueles que estão fraudando e lesando o consumidor.

Fonte: FoodNews

Em vez de brinquedos, McLanche Feliz trará coleção de livros da Turma da Mônica no Brasil

Em vez de brinquedos, McLanche Feliz trará coleção de livros da Turma da Mônica no Brasil

Numa surpreendente parceria lançada em 2017 entre o McDonald’s, rede de fast food filiada ao SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, e a Maurício de Sousa Produções, crianças de todo o país tiveram acesso aos livros da Turma da Mônica advindos em conjunto com o McLanche Feliz, possibilitando à criançada (e os adultos) reviverem as divertidas histórias do Bairro do Limoeiro.

Dois anos depois, a coleção especial de livros da Turma está retornando!

Os clientes que comprarem um McLanche Feliz terão duas opções de escolha de brinde: um brinquedo licenciado ou um livro da Turma da Mônica.

Serão disponibilizados 5 livros diferentes, cada qual com 2 histórias originais de diferentes personagens, especialmente escritas para a leitura entre pais e filhos. 

Veja as capas de cada uma delas:

Cebolinha em: A Máquina de Fantasias | Astronauta em: Qualquer semelhança é mera coincidência

McDonald's lança nova coleção de livros da Turma da Mônica em McLanche Feliz

Chico Bento em: Amor de verão | Piteco em: Viagem no tempo

McDonald's lança nova coleção de livros da Turma da Mônica em McLanche Feliz

Cascão em: É você mesmo | Penadinho em: Festa de outro mundo

McDonald's lança nova coleção de livros da Turma da Mônica em McLanche Feliz

Fonte: Razões para acreditar

plugins premium WordPress
×