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Como promover uma boa experiência para o colaborador no home office

Essencial para a manutenção do bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho, a cultura organizacional tem ganhado cada vez mais importância com o aumento da adesão das companhias ao home office.

Apesar dos diversos benefícios relacionados ao home office, é preciso que gestores e líderes se atentem a possíveis situações que causam mal-estar aos colaboradores.

Um exemplo é o estudo da Universidade do Sul da Califórnia que constatou que o home office ampliou a jornada de trabalho em 1,5h. Além disso, 64% dos entrevistados relataram problemas físicos de saúde e 75% problemas mentais.

No Brasil, a Nielsen divulgou que 8% dos profissionais começaram a trabalhar após as 22h, estendendo o horário de trabalho pela madrugada.

Mas como a cultura organizacional pode compreender valores e ações que valorizem uma rotina de trabalho mais saudável e resiliente diante dos desafios da vida durante a pandemia?

BOAS PRÁTICAS PARA MELHORAR A CULTURA ORGANIZACIONAL NO HOME OFFICE

O ambiente de trabalho deve contar com um gestor que dê abertura para que os colaboradores exponham quando estão enfrentando problemas pessoais ou familiares, buscando uma alternativa que atenda às necessidades do negócio, sem desumanizar a experiência do indivíduo.

Algumas fórmulas de estimular uma cultura organizacional resiliente e saudável incluem:

  • Criar um ambiente de trabalho que apoie genuinamente a saúde física e mental, como por meio de uma infraestrutura adequada, suporte psicológico e atenção médica;
  • Estimular o diálogo e a conscientização sobre o assunto, informando sobre sintomas relacionados à depressão, ansiedade e Síndrome de Burnout, acolhendo os profissionais e criando uma forte rede de apoio;
  • Construir iniciativas e programas para que os profissionais saibam tornar o home office mais saudável, garantindo tanto a produtividade como o bem-estar;
  • Conceder novos benefícios aos funcionários, como um auxílio psicológico;
  • Fornecer recursos para melhorar a experiência do colaborador no trabalho remoto, como uma política de reembolso para cadeiras e mesas de escritório, cursos de qualificação e demais despesas do profissional relacionadas ao home office.

A cultura organizacional influencia as atitudes dos gestores, como dar ou não abertura para demandas dos colaboradores, e também dos profissionais, que se sentem mais ou menos acolhidos pela empresa.

Os desafios relacionados à pandemia demandam que as empresas fortaleçam, mais do que nunca, a própria cultura organizacional, valorizando a manutenção da saúde física e emocional dos colaboradores.

Fonte: Panrotas

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