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DICA DE GESTÃO: Como criar cardápio digital para delivery?

DICA DE GESTÃO: Como criar cardápio digital para delivery?

O que você pensa sobre cardápio digital para delivery? Engana-se quem acha que esse tipo de menu é fácil de fazer e não requer paciência e dedicação!

O desenvolvimento de cardápios online para restaurantes que fazem entregas é tão significativo quanto o das vendas em espaços físicos e quem quer um bom menu digital precisa estar atento para:

  1. Conseguir transmitir aos consumidores – de forma remota – exatamente a mensagem que o estabelecimento deseja passar.
  2. Deixar clara a qualidade de cada item comercializado, principalmente através de suas descrições e imagens – os dois aspectos mais observados por quem procura pelo delivery.

Vai desenvolver o seu cardápio pela internet para ser acessado online? Leve em consideração tudo o que é necessário para qualquer outro formato de apresentação de pratos e bebidas: layout, descrições, preços e fotografias.

Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença! Entenda melhor a seguir.

Como criar um cardápio digital para delivery?

Apesar de esse artigo tratar especificamente da criação de cardápios digitais para restaurantes que fazem entregas, achamos importante enfatizar que qualquer empreendedor do setor de alimentos e bebidas precisa saber como criar um menu online.

Simplesmente porque o desenvolvimento adequado desse tipo de cardápio pode acelerar e facilitar as vendas também em espaço físico. Você sabia?

Voltando ao nosso foco, abaixo você encontrará respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto. Tanto elas quanto as dicas que virão mais para frente valem para quem tem delivery próprio e para quem conta com aplicativos de entregas terceirizados.

Se encaixa no segundo grupo? Então, fique ligado: estar atento à maneira como as opções disponíveis para venda serão apresentadas aos clientes nesses apps pode influenciar diretamente no aumento das vendas e na fidelização do cliente que compra pela primeira vez.

Posso fazer meu próprio cardápio digital?

Antes de o seu cardápio começar a tomar forma, você precisa decidir se ele será feito por um especialista ou desenvolvido por sua conta e risco.

De um jeito ou de outro, o cardápio digital e interativo costuma ser completamente personalizável e isso permite que você realize nele modificações e atualizações – provisórias ou permanentes – a qualquer hora do dia e de onde estiver.

Mas, atenção: menus planejados e executados pelo próprio gestor de um estabelecimento costumam ter um ar mais “amador” e existem empresas especializadas para ajudar você a criar o seu cardápio da melhor maneira possível, pensando em atrair e aproximar novos e antigos interessados.

Pondere o que vale mais a pena.

Como as pessoas poderão acessar o menu?

Feito por um profissional ou pelo próprio responsável pelo restaurante, após a criação de um cardápio online e grátis na internet, o conteúdo poderá ser “baixado” em formato “.doc” ou, melhor ainda, em PDF e posteriormente compartilhado via e-mail, WhatsApp ou pelas redes sociais.

E se o cardápio for para aplicativo de entregas?

Aqui também pode ser uma opção contar com um especialista para te ajudar a decidir de que forma os pratos serão apresentados e quais descrições devem ser atribuídas a cada um deles e porquê.

Outro ponto importante é a escolha das imagens que farão parte do menu: fotos reais, bem tiradas, com a luz ideal e tratadas costumam colocar o restaurante no topo das escolhas nesses aplicativos.

É possível criar um cardápio digital pelo celular?

Um cardápio digital profissional e personalizado em QR Code ou em lista para delivery pode ser criado igualmente pelo celular com os detalhes e as características que você quiser!

Para desenvolvê-lo, não é preciso fazer o download de nenhum aplicativo ou investir dinheiro em novos equipamentos e soluções. Basta encontrar a ferramenta que mais se adeque às suas necessidades e/ou consultores prontos para te ajudar.

O que considerar ao criar um cardápio digital?

Para criar um cardápio online e em qualquer outro formato, você deve considerar:

  • Quais alimentos e bebidas deseja vender, seus valores, seu nome e descrição, preço e imagem.
  • Quais características visuais devem predominar no conteúdo. Por exemplo, cores e fontes que permitam fácil associação à identidade visual do restaurante.
  • Qual o tom de voz que deseja utilizar nos textos e onde encaixar o posicionamento dos negócios na apresentação dos itens ou nos textos complementares do menu.

Esses aspectos são fundamentais, portanto devem ser tratados de forma mais detalhada, o que nos leva ao próximo tópico.

Como montar um cardápio para delivery?

Independentemente do formato escolhido para o seu cardápio digital e até mesmo para as suas entregas (delivery próprio ou via aplicativo), alguns pontos exigem cuidado para que o cardápio seja mais atrativo, estratégico e te ajude a vender cada vez mais.

Preocupar-se com estética e ortografia não tem nada a ver com ser “fresco” ou “exigente demais”, mas com excelência. Para que você possa ter essa preocupação, comece fazendo uma lista completa de todos os itens que deseja apresentar e vender de forma remota.

Com a lista em mãos, pense em descrições, categorias, preços e fotos. Se quiser ir além e se diferenciar da concorrência, pense também em como a psicologia das cores e a esquematização do menu podem impactar nas escolhas dos seus clientes.

1.  Descrições

Depois de listar os itens, desenvolva descrições no cardápio específicas para cada um deles. Dê destaque para peculiaridades e diferenciais nessa descrição e dedique atenção máxima à ortografia!

Uma ideia aqui é listar também os ingredientes que possam ser nocivos à pessoas com intolerâncias alimentares, seja por escrito ou usando pequenos ícones.

2.  Categorização

Distribua as opções do seu menu em grupos e até mesmo subgrupos. Quanto melhor sinalizadas as categorias dos itens colocados à venda, mais fácil para o consumidor localizar exatamente aquilo que está buscando.

Seu objetivo na categorização dos produtos de restaurante para delivery é facilitar a pesquisa e a escolha de quem irá consumi-los.

3.  Precificação

Estude os gastos e lucros que você tem com os seus produtos, assim como o comportamento dos consumidores. Então, defina um preço adequado para cada alternativa que vai ser colocada no cardápio.

Pesquise sobre o processo e descubra como implementá-lo da melhor maneira. Você pode até mesmo seguir algumas estratégias de precificação de cardápio para garantir que tenha lucro!

4.  Seleção de imagens

Selecione as melhores imagens para cada produto colocado no menu. Elas dizem muito sobre o prato/bebida e influenciam diretamente na escolha do consumidor.

Quando possível, opte por fotos reais, tiradas no próprio estabelecimento. Cuidado com a iluminação e os detalhes do produto.

E mais!

Engana-se quem pensa que engenharia de cardápios e psicologia das cores não servem para menus digitais.

Esses são outros pontos que ajudam, sim, a tornar o conteúdo mais atraente para os consumidores, aguçar o apetite e curiosidade, além de permitir uma leitura mais fluida dos textos e melhor visualização das imagens e de fazer com que as pessoas liguem a identidade visual da marca ao conteúdo do cardápio com maior facilidade.

5 dicas sobre engenharia de cardápio e psicologia das cores

As dicas a seguir estão relacionadas à engenharia de cardápio e ao uso das cores na composição do layout. Elas têm maior impacto para quem vai criar menus digitais fora dos aplicativos de entrega, confira.

  1. Invista em descobrir a melhor maneira de esquematizar a distribuição do cardápio digital – exatamente como você faria com um menu físico! – pensando em deixar informações mais interessantes no topo e principalmente no centro do arquivo ou aplicativo.
  2. Lembre-se também de levar em consideração a quantidade de opções do menu: alternativas em excesso podem confundir o cliente ou até deixá-lo indeciso e isso prejudica as vendas.
  3. Não tenha vergonha de cobrar do consumidor o valor que os seus itens realmente valem! Se quiser e puder, tire o cifrão da frente do preço para que ele seja visto, justamente, como um “valor” e prefira números redondos no lugar dos centavos quebrados.
  4. Deixe os preços apontados como continuação das descrições de cada item e use o mesmo tamanho e tipo de fonte para isso a fim de facilitar a leitura do cliente.
  5. Evite usar a cor azul no seu cardápio. Ela é famosa por “tirar” o apetite! Opte por verde, se o seu restaurante quiser passar uma imagem saudável; por laranja, para estimular o interesse; por vermelho, para destaques e por amarelo para chamar mais atenção. Quem sabe até tons de roxo não sejam adequados à sua proposta?

Agora… Se você chegou até aqui, está finalmente na hora de usufruir dos benefícios do seu trabalho, não acha? Vamos às vantagens.

Vantagens de um cardápio digital para delivery

Para quem opta por administrar restaurante delivery, as vantagens da criação e do uso de cardápio digital vão muito além da agilidade nos pedidos e nas entregas.

Confira alguns outros benefícios:

  • Menos desperdício
  • Menor chance de erros
  • Economia de tempo
  • Direcionamento de colaboradores para outras tarefas
  • Melhor organização e controle de fluxo de caixa
  • Flexibilidade para reformular e atualizar o cardápio
  • Aumento da interação dos consumidores com o estabelecimento
  • Maior e melhor divulgação do nome da marca e de suas redes sociais

Não espere mais para providenciar o seu menu digital para delivery. Aumente suas vendas, melhore sua margem de lucro e deixe clientes e colaboradores mais satisfeitos.

Já tem seu cardápio e quer vender mais?

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Restaurantes que já investem nas entregas por motoboy podem migrar suas informações para a plataforma sem pagar nada e evitar retrabalho tendo que cadastrar novamente todos os pratos, bebidas e valores.

Pronto para fazer ótimas vendas?

FONTE: oimenu
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