SinHoRes Osasco – Alphaville e Região

13 de Junho – Dia de Santo Antônio – Padroeiro da cidade de Osasco

Santo Antônio é conhecido pelos católicos brasileiros como o santo casamenteiro. Recebeu o nome de Batismo de Fernando. Santo Antônio de Pádua, como é conhecido internacionalmente, é também o santo dos pobres. O dia de seu nascimento é incerto: 15 de agosto ou 13 de setembro de 1195, em Portugal, na cidade de Lisboa. Durante a sua vida, foi frade agostiniano e franciscano em Portugal, França e Itália, onde morreu em 13 de junho de 1231, na cidade de Pádua, aos 36 anos de idade.
Santo Antônio tornou-se padroeiro da cidade de Osasco, devido a devoção de Antônio Agú fundador da cidade. Natural da cidade de Osasco da Itália, Antônio Agú, católico fervoroso, chegou ao Brasil em 1890 e ajudou na construção da região e na propagação da fé católica.
À época, Osasco tinha apenas uma Igreja na Rua Primitiva Vianco. A família de Antônio Agú doou um terreno para a construção de outra Igreja. Fundada em 1930, o terreno deu origem a atual Catedral de Santo Antônio, um dos cartões postais da cidade.
Devido ao desenvolvimento que a cidade vem alcançando desde a época de Antônio Agú e a tradição religiosa, foi implantada a sede da Diocese de Osasco.
O dia 13 de junho é feriado em Osasco, conforme Lei Municipal de Número 3850. A data é comemorada com uma procissão que costuma reunir mais de 70 mil pessoas pelas ruas da cidade. A procissão se encerra com uma queima de fogos, que se tornou marca das comemorações do Dia de Santo Antônio na cidade.
Os católicos do mundo inteiro, comemoram na data da sua morte, o Dia de Santo Antônio. A partir de 2009, a data foi inserida no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, conforme a Lei de Número 13.414/2009.
O Turismo Religioso é uma forma diferenciada de turismo, pois se refere à fé das pessoas. E é essa que faz com que elas se desloquem para várias regiões próximas ou distantes de suas casas para participarem de eventos de significado religioso. O Turismo Religioso compreende peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico/religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado.
Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo (Mtur) em 2016, mostrou que mais de 340 municípios brasileiros promovem eventos que envolvem a fé, totalizando 96 eventos religiosos, entre eles pontos de peregrinação de fiéis e celebrações que atraem milhares de visitantes. Essas localidades se apropriaram de aspectos religiosos regionais e os transformaram em produtos turísticos, gerando uma fonte de desenvolvimento econômico e cultural para a comunidade local. O Turismo Religioso representa mais de 3% de toda a movimentação do turismo nacional. Esse segmento impulsiona as economias locais e atraem pequenos negócios, fazendo movimentar a cadeia produtiva da indústria, comércio, serviços e artesanato, gerando emprego e renda no país, tornando esse um dos segmentos mais promissores do turismo nacional.

Imagens: Santo Antônio e Catedral Santo Antônio de Osasco- Sede da Diocese de Osasco.

×