Hotéis, pousadas, hospedarias e resorts, são apenas alguns entre os diversos tipos de meios de hospedagem que existem. Embora todos esses estabelecimentos comerciais ofereçam estadia para turistas e viajantes no mundo todo, há diferenças tanto na sua nomenclatura quanto nos serviços que prestam.

E por conta dessa grande variedade de meios de hospedagem que existem, apresentamos no artigo abaixo, os principais.

Vamos conferir?

COMO SE CLASSIFICA OS MEIOS DE HOSPEDAGEM?

É impossível falar sobre meios de hospedagem sem mencionar o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem.

Desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Inmetro, a Sociedade Brasileira de Metrologia – SBM e a sociedade civil, esse sistema faz parte do turismo brasileiro e é adotado como uma das estratégias para aumentar a competitividade do setor hoteleiro no país e promover a concorrência justa entre os estabelecimentos.

Neste sistema estão categorizados sete tipos de meios de hospedagem. São eles: hotel, resort, hotel fazenda, cama & café, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel.

Estes levam o tradicional símbolo da estrela para diferenciar suas categorias, que variam de 1 a 5 pois dependem dos serviços oferecidos.

OS 7 MEIOS DE HOSPEDAGEM RECONHECIDOS PELO SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM

HOTEL

O hotel é um estabelecimento que oferece estadia ao hóspede em quartos individuais, além de serviços como recepção, alimentação e serviço de quarto, mediante cobrança de diária.

Os serviços oferecidos dependem da categoria de cada hotel: um hotel 5 estrelas atende uma série de requisitos que outro de apenas 1 estrela não tem a obrigatoriedade de oferecer. Nesse sentido, é claro que tudo isso impacta tanto no valor da diária quanto na experiência que o hóspede terá em suas instalações.

POUSADA

Diferente do hotel, a pousada oferece uma estadia mais intimista ao hóspede. Isso porque esse meio de hospedagem pode chegar até no máximo 3 andares.

Sua infraestrutura pode contemplar quartos individuais, chalés ou bangalôs, oferecendo serviços de recepção, alimentação e serviço de quarto – além de outros que estarão incluídos de acordo com o tamanho do estabelecimento.

RESORT

Além de oferecer os serviços básicos de acomodação e alimentação, também conta com uma infraestrutura de lazer e entretenimento. Spa, academia, piscina, recreação e até atividades em meio a natureza no próprio estabelecimento são oferecidos aos hóspedes. Tudo em um único lugar!

HOTEL FAZENDA

Esse meio de hospedagem também se assemelha ao hotel, mas como seu próprio nome já diz, o diferencial deste estabelecimento é a localização: ele encontra-se em um ambiente rural.

Em meio a natureza, o hotel fazenda oferece aos seus hóspedes serviços básicos de acomodação, incluindo entretenimento e vivência do campo por meio de trilhas, passeios a cavalo e atividades que unem animais, meio ambiente e ar livre.

CAMA E CAFÉ

Também conhecido como Bed and Breakfast, esse meio de hospedagem caracteriza-se por ser residencial, ou seja, os proprietários da casa/apartamento oferecem ao hóspede um quarto para estadia e o café da manhã por um valor determinado.

Graças ao Airbnb, este jeito compartilhado de se hospedar ganhou muita relevância, fazendo com que muitas pessoas abrissem suas casas para receber hóspedes nos quatro cantos do mundo.

HOTEL HISTÓRICO

O que mais chama a atenção neste meio de hospedagem é sua instalação: um hotel histórico está situado em uma edificação preservada em sua forma original ou restaurada. Ou ainda, pode ter sido palco de importantes fatos histórico-culturais, independentemente de quando aconteceram.

Nele, serviços básicos de acomodação e alimentação também são oferecidos aos hóspedes.

FLAT/APART-HOTEL

Bem como um apartamento, esse meio de hospedagem possui comodidades de um hotel como serviço de recepção, limpeza e arrumação.

O flat ou apart-hotel é um estabelecimento muito procurado por pessoas que desejam um local para se hospedar durante um período mais longo.

Além desses sete meios de hospedagem reconhecidos pelo SBClass, também podemos citar o hostel (também conhecido como albergue), que oferece o serviço de estadia em quartos compartilhados, o que torna o valor da diária muito acessível, além da pensão que oferece moradia. Em quartos separados ou individuais, este modelo é um atrativo para estudantes ou pessoas que ainda não têm estabilidade financeira para arcar com os custos de uma casa.

Em suma, são alguns dos mais conhecidos meios de hospedagens que podemos comumente encontrar.

Fonte: Hospedin