O gerenciamento eficaz de restaurantes envolve vários desafios diferentes, como relações públicas, estoque, lidar com a equipe e atendimento ao cliente. Às vezes, o dono do restaurante desempenha o papel de gerente, outras, o gerenciamento de restaurantes é feito por uma terceira pessoa.

Em ambos os casos, um gerente forte é o componente essencial para um restaurante de sucesso. Geralmente, é o gerente que lida com os problemas da equipe e do cliente.

Confira 10 coisas para manter em mente se você está exercendo a gerência sozinho ou supervisionando alguém que está no cargo.

O cliente sempre tem razão

Sempre! Essa é a regra de ouro para qualquer negócio. Mesmo que você não concorda com a reclamação do cliente, a maneira como você lida com a situação determinará se o cliente retornará ou não.

Parece ser uma regra muito simples, mas de grande valor. Quando o cliente sente que sua reclamação não foi bem recebida e resolvida, ele tende a fazer marketing negativo. Com isto, além do cliente não retornar, ele fará com que outras pessoas tenham a mesma opinião, mesmo sem conhecer o seu estabelecimento.

Cargos e expectativas claros

Todos os membros da equipe devem saber exatamente qual o seu papel no restaurante. Assim, encontrar a melhor pessoa para cada papel ajudará seu restaurante a funcionar sem problemas.

Existem muitos tipos diferentes de postos de trabalho em qualquer restaurante, incluindo cozinheiro, servidores, bartenders e hosts. Dependendo do tipo de trabalho no restaurante, a experiência é essencial, como chef de cozinha e garçons.

Outras posições, como servidores e hosts, são perfeitas para trabalhos de nível de entrada. Os restaurantes são notórios por suas altas taxas de rotatividade. Assim, contrate pessoas certas para a posição certa. Isto pode ajudá-lo a diminuir sua própria taxa de rotatividade e manter seu restaurante funcionando sem problemas.

Restaurante precisa de marketing

Marketing é uma grande parte da gestão de restaurantes. Então, não perca tempo e invista nele. As redes sociais, oferecem uma maneira barata de promover seu restaurante de forma eficiente.

Sempre há um meio de propagar a sua marca e engajar os clientes, como por exemplo:

  • Compartilhar fotos de pratos do menu;
  • Vídeos e outras publicações;
  • Influenciadores digitais;
  • Promoções regulares.

Outro meio eficiente e que muitas vezes não é explorado o suficiente é a utilização de embalagens para delivery customizadas. Caixas com impressões atraentes do logo e cores da empresa é uma ótima maneira de ter o seu nome lembrado porta afora.

Fique de olho no fluxo de caixa

Fluxo de caixa é a quantia de dinheiro que entra e sai do seu negócio. Este fluxo deve ser monitorado diariamente, semanalmente e mensalmente. Se você não entende esse conceito básico de finanças de restaurantes, você se colocará em grande risco financeiro.

Para entender seu fluxo de caixa, primeiro você deve levar em conta o que você deve atualmente, digamos, para a semana. Em seguida, calcule as contas que estão chegando, como aluguel ou empréstimos bancários. Compare esse número com as vendas previstas. Para ajudá-lo a estimar as vendas futuras, você deve ser diligente sobre como manter avaliações de negócios diárias atualizadas.

Faça promoções

Há uma infinidade de promoções que podem atrair os clientes para dias de movimento baixo. As promoções podem variar de um happy hour noturno a menus com preços especiais. Escolha promoções que melhor atenda a sua clientela. Você poderá atrair públicos diferenciados dependendo da promoção feita. Então, pense na melhor forma de promover o seu restaurante:

  • Happy hour;
  • Dois pratos pelo preço de um;
  • Incluir sobremesa grátis;
  • Jantar de degustação de vinho ou cerveja;
  • Promoções específicas para feriados;
  • Entretenimento, como por exemplo, música ao vivo;
  • Jantares beneficentes;
  • Eventos esportivos, como por exemplo, dia de jogos importantes.
Analise as vendas

Um relatório diário de análise de negócios permite que os gerentes de restaurante construam um histórico dos negócios. Ele pode ajudar a analisar tendências de vendas, custos de folha de pagamento, contagens de clientes e prever vendas futuras.

Existem sistemas que permitem que os proprietários e gerentes acompanhem as vendas, o fluxo de caixa e o estoque de alimentos. Isso pode simplificar bastante o gerenciamento diário do restaurantes. Também pode ajudar a reduzir os custos de alimentos e a folha de pagamento, bem como rastrear a popularidade dos itens de menu.

Atualize seu menu regularmente

O preço dos alimentos pode mudar com frequência, de modo que o custo de administrar sua empresa também mudará. É importante que os menus dos restaurantes tenham preços que mantenham os custos com alimentos baixos e os lucros altos.

Atente-se aos detalhes

Pequenas atitudes podem economizar dinheiro. Mudar para lâmpadas energeticamente eficientes e torneiras de baixo fluxo são apenas duas maneiras pelas quais os restaurantes podem economizar dinheiro. Evitar o desperdício de alimentos e e desenvolver práticas sustentáveis ajudam tanto o restaurante quanto o meio ambiente.

Delegar atribuições

Gerenciar um restaurante envolve muitas responsabilidades diferentes, desde a contratação e demissão até o rastreamento de vendas e contabilidade básica. Há muitas ferramentas disponíveis para ajudá-lo a gerenciar um restaurante mais facilmente, e um bom gerente de restaurante pode delegar tarefas e saber quando pedir ajuda.

Fonte: Scradra