SinHoRes Osasco – Alphaville e Região

6 dicas de como manter a cozinha do restaurante organizada

Ser capaz de manter a cozinha do restaurante organizada é a chave para oferecer mais qualidade e evitar problemas com os pratos servidos.

A cozinha é onde toda a ação da preparação acontece, por ser o local de preparo de alimentos precisa de atenção máxima.

Dessa forma, por lá tudo tem que correr bem: organização, cuidados e higiene.

Assim, para gerar uma boa experiência ao cliente é preciso ter um ambiente favorável a eles. Mas, também focar em tornar o ambiente o melhor possível aos colaboradores.

Se a cozinha do restaurante estiver organizada, as chances de tudo correr bem durante o funcionamento são altas.

Por isso, trouxemos algumas dicas para te auxiliar a deixar a cozinha do restaurante organizada da melhor forma.

Manter a cozinha do restaurante organizada: 6 dicas para conseguir.
1. Design prático da cozinha

Uma cozinha de restaurante organizada antes de tudo tem que atender as necessidades de quem trabalha nela.

Dessa forma, precisa ser de fácil circulação, facilitar higienização e preparo dos alimentos. E não se esqueça que deve ser prática para limpar também. Ou seja, ela deve ser bem pensada de acordo com o cotidiano, com uma estrutura que permita os funcionários circularem por ela sem problemas. Esses problemas incluem evitar acidentes e estar em conjunto das etapas do preparo.

Por isso, seu maior foco deve ser na praticidade, conforto e na limpeza seguindo as normas da vigilância sanitária.

Logo, a maioria das cozinhas industriais acabam sendo em forma de ilhas ou zonas. Isso permite a boa circulação e desenvolvimento dos processos.

2. Preste atenção no material utilizado

Além de ser prática, é preciso atentar-se aos materiais utilizados para construção e montagem da cozinha.

Seus funcionários precisaram de equipamentos e uma estrutura resistente para trabalhar. Dessa forma, o ideal é que os materiais das bancadas, cubas e torneiras sejam lisos, antissépticos e laváveis. Sendo recomendado o aço inoxidável.

Já a outra parte da estrutura da cozinha, como: pisos, paredes e tetos devem contar com algumas outras características.

Devem ser resistente a desinfetantes e produtos químicos, laváveis, antiderrapantes, não conter frestas e rachaduras e resistente a mofo e bactérias.

Dessa forma, é possível evitar acidentes e proporcionar o melhor espaço para quem está ali.

3. Delegue algumas funções

Em uma cozinha de restaurante organizada cada colaborador deve ter sua função e colocá-la em prática durante o expediente.

Por mais que este seja um assunto delicado, cada funcionário deve ter sua função e saber como exercê-la. Para isso, pode ser necessário inclusive treinamento, para todos executarem o trabalho de forma satisfatória.

Assim, os cargos mais comuns de serem encontrados são:

Gerente;
Caixa;
Garçom;
Chefe de cozinha;
Cozinheiro;
Auxiliar de cozinha;
Confeiteiro;
Limpeza.

A lista pode se estender por mais alguns cargos dependendo das necessidades do restaurante. Torna-se importante delegar funções e trabalhos, assim as coisas se organizam e seguem bom fluxo. Assim, como terem um superior e saberem a quem recorrer em casos de dúvidas e eventuais problemas.

4. Tenha um estoque organizado

Você precisa ter um ambiente amplo e arejado para realizar a estocagem dos alimentos. De preferência criando categorias e seções para encontrar tudo mais rápido.

É impossível manter a cozinha do restaurante organizada, quando o estoque não segue o mesmo padrão.

Afinal, um auxilia o outro, e para os processo correrem bem o estoque deve estar bem organizado, achando os produtos facilmente e agilizando o processo.

Além disso, quando nem o estoque consegue ser bem organizado, como a cozinha seguirá o mesmo padrão?

E a melhor forma de manter um estoque organizado e sempre em dia é com o auxílio de um sistema de gestão. Ele irá atualizar os produtos ali presentes a cada retirada, assim terá controle absoluto de tudo que há em estoque sempre.

5. Possua uma equipe para a limpeza

Limpeza e organização andam lado a lado, não é novidade para ninguém. Por isso, depois de um dia todo de trabalho, é preciso de uma equipe para limpar tudo e deixar as coisas em ordem.

Assim, é interessante que tenha uma equipe especializada somente para a limpeza do restaurante. Eles terão todo o conhecimento de como desinfetar tudo, deixar tudo limpo e sem riscos de contaminação. Por isso, pode ser interessante até vir a contratar uma equipe terceirizada. Eles vão ter conhecimento de como deixar tudo limpinho e de acordo com as regras da vigilância sanitária.

6. Crie algumas regras internas

Todos os tipos de ambientes que contam com colaboração de pessoas precisam de regras profissionais para o horário de trabalho e que devem ser seguidas. Como é o caso de manter a cozinha sempre limpa e organizada. Essa pode ser a chave para que consiga manter tudo em ordem.

Criar algumas regrinhas, para lembrar o funcionário de guardar os utensílios após utilizá-los (quando limpos), utilizar os ingredientes e guardá-lo novamente.

Essas são coisas básicas, mas, que em muitos casos precisam torna-se regras para serem lembradas de seguir. Dessa forma, você evita questionamentos, confusões e atrasos de preparos por não achar algo.

Isso tudo também vale a lembrar que caso haja algum estrago, quem o causou é responsável por limpar.

E também seja exigente com os horários de entrada e saída para causar ordem, é possível ser flexível quando necessário. Mas, atrasos grandiosos podem deixar sua equipe com falhas e tumultuar os processo e atrasar pedidos.

Portanto, para manter a organização a cozinha do restaurante, é importante tanto prezar o ambiente organizado, quando as regras de funcionários.

Com bons equipamentos, estrutura e colaboração, tudo dá certo e caminha da melhor forma possível.

Fonte: Grand Chef

×