SinHoRes Osasco – Alphaville e Região

Você sabe o que é Channel Manager?

A tecnologia já chegou ao setor hoteleiro e trouxe mudanças positivas tanto para hóspedes quanto para donos de hotéis. Investir em channel manager é necessário para quem deseja aumentar as vendas e fortalecer a gestão.

Esse assunto, no entanto, ainda traz muitas dúvidas, principalmente para quem não tem muito domínio sobre as ferramentas digitais. No post de hoje vamos te explicar o que é o channel manager e como ele pode auxiliar na otimização de processos, de forma a torná-los eficazes e mais intuitivos.

O que é Channel Manager?

Channel Manager, Gestor ou Gerenciador Canais, é o software é responsável por centralizar a gestão de diferentes canais em apenas um lugar. Assim, fica mais fácil controlar as reservas e se prevenir contra o overbooking, ou seja, o fechamento de mais reservas do que pode acomodar.

Para quem quer aumentar as chances de venda, anunciando as acomodações em mais de um canal de venda online, o uso de um gerenciador de canais é indispensável. Assim se torna possível controlar todos os anúncios em uma só plataforma, evitando os riscos de overbooking.

Quais as vantagens de investir em channel manager?

O aumento de produtividade obtido com o gestor de canais não acontece por acaso. Conheça as principais vantagens que seu uso traz!

Centraliza a gestão

O channel manager facilita e agiliza as atualizações nos sites de reserva. Muitos estabelecimentos contratam pessoal apenas para fazer essa gestão, mas ela é bem mais prática com a ferramenta. Com poucos cliques, é possível alterar preços e disponibilidade de dias, além de incluir descrições ou fotos do que é oferecido.

Alcança hóspedes do mundo inteiro

O Brasil tem hoje mais de 30 mil opções distintas de hotéis espalhados por todas as regiões. Com esse número em mente, imagine o esforço necessário para um estrangeiro, por exemplo, dar preferência a seu estabelecimento.

Um channel manager ajuda nesse processo, pois ajuda a atingir usuários de todo o mundo — inclusive permite que se especifiquem dados sobre o público-alvo para que o contato seja mais preciso. Consequentemente, aumentam as chances de alcançar as pessoas certas e aumentar o número de reservas.

Auxilia a mensuração de resultados

Com todas as informações sobre reservas e sites reunidas em um software, fica mais fácil analisar os dados periodicamente. Assim, é possível identificar quais estratégias e canais funcionam melhor para o negócio e redefinir prioridades, bem como ajustar a verba investida de forma mais objetiva.

Quando há integração com o PMS

A integração do Channel Manager com o seu Sistema de Gestão Hoteleira (PMS), é chamada de integração bidirecional. Ela recebe este nome pois opera em duas direções, com os canais de vendas e com seu PMS.

Após efetivar a integração do gestor de canais com seu sistema hoteleiro, e cadastrar corretamente as acomodações e tarifas nas ota’s de sua preferência, o Channel Manager irá funcionar como um centralizador de informações.

Como assim?

É Simples. Quando o cliente efetua uma reserva lá no canal de venda (no booking por exemplo), o gestor de canais irá captar esta informação e lançar a reserva diretamente no mapa de reservas do seu sistema.

O gestor também irá atualizar automaticamente esta disponibilidade nos demais canais que você anunciou, mandando uma informação de que esta acomodação não está mais disponível para venda.

Mas também pode acontecer de outra forma. Quando você efetua uma venda direta, venda balcão ou walkin, e você mesmo lança a reserva no mapa de reserva, o gestor igualmente capta a informação e ajusta a disponibilidade tirando o quarto do ar nos canais que estavam sendo anunciados.

Parece complexo, mas não é. Na prática tudo funciona de forma automática, e você não precisa se preocupar com nada.

Depois que faz a integração com seu PMS, e o cadastro das tarifas e locais, não têm segredo, o sistema funciona quase que por conta própria. Além disso, ao contratar o gestor de canais, um profissional responsável deverá te dar todas as direções sobre o seu devido funcionamento.

Quando não há integração com o PMS

Apesar de não ser o mais indicado também é possível ter um gestor de canais sem integração com PMS, estando conectado apenas com os canais de venda online.

Nesse caso, você pode gerenciar as reservas da mesma forma que foi citado acima, a única diferença, é que você não conseguirá organizar as disponibilidades em um mapa de reservas. O que lhe impossibilita de ter uma visão mais ampla da ocupação dos quartos.

Fonte: Silbeck Sistemas

×