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Qual o fator decisivo na compra de hortifrútis frescos?

Se as pessoas comessem as quantidades diárias recomendadas de frutas e legumes, o consumo dobraria. Isso foi inclusive destaque no Foodnews, onde o consumo de hortifrútis frescos no Brasil é cerca de um terço do recomendado pela OMS.

Infelizmente, os números indicam que os consumidores estão realmente comendo menos hortifrútis frescos.
E uma das ideias para aumentar o consumo passa pela forma de comercialização dos hortifrútis que, precisa ser melhorada. Aliás, o Foodnews discutiu o assunto e destacou que quando as frutas são comercializadas prontas para o consumo, ou seja, descascadas e cortadas, a demanda aumenta em cerca de 40%.

E foi justamente por isso que a Wageningen University & Research (WUR) na Holanda investiga: as razões principais pelas quais os consumidores compram frutas e vegetais. A decisão de compra dos hortifrútis frescos está no gosto, frescor, preço ou benefícios para a saúde? E nisso tudo, o quanto é importante o fator preço?

O estudo foi realizado com consumidores no Reino Unido, Alemanha e Holanda que, avaliaram as características dos produtos de frutas e vegetais que eram importantes para eles.

As características mais importantes do produto foram as mesmas em todos os 3 países. Muitas características do produto, particularmente sabor e frescor foram os mais relacionados e mais relevantes que o preço inclusive.

Pois é, mas os pesquisadores acham que existe uma grande diferença entre o que os consumidores avaliados dizem e realmente praticam. Afinal, será que a questão do frescos e sabor realmente se sobrepõem ao preço?

E há, de fato, muita diferença entre a pesquisa e o que realmente está acontecendo. Os consumidores realmente compram os tomates mais caros, mais frescos e saudáveis ?

Desse modo, foi feita uma segunda pesquisa foi feita sob apenas consumidores holandeses. Isso examinou até que ponto o fator de preço pesa na decisão de compra final.

Os compradores receberam produtos externos idênticos – um tomate, pimentão e morango – on-line, com várias informações de sabor e frescos e, claro, de preço. Quais foram os resultados? O preço foi o fator mais importante em 40% dos casos.

O fato é que frescor e sabor são importantes, mas, na prática o preços influência e, muito, a decisão final de compra dos consumidores.

Fonte: Food News

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