Marketing mix, as variáveis controláveis no negócio gastronômico

O marketing mix é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a relação do consumidor com seu negócio. O marketing mix foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro “Basic Marketing”, que popularizou o conceito com a definição dos quatro “ps”.

McCarthy simplificou isso estabelecendo quatro pontos para sua análise, quatro variáveis do seu negócio que você pode e deve controlar: o produto, o preço, a praça (ponto de venda) e a promoção (todo o composto promocional incluindo a publicidade).

4ps

Segundo a teoria do marketing mix, existem apenas quatro variáveis que o empreendedor pode controlar em seu negócio. Sem dúvida, esse é o grande legado dessa ferramenta, pois não devemos sofrer com o que não podemos controlar.

Entendendo as variáveis que estão ao seu alcance

O que fazer quando o clima muda, e a estação das chuvas reduz a frequência de consumidores em seu restaurante?  Você pode até aumentar os esforços de propaganda e promoção, mas não pode mudar o clima e muito menos o comportamento do consumidor. Entendendo isso, você se concentra na análise das variáveis que estão ao seu alcance.

O bom gestor de marketing é um profissional que conhece as definições do seu marketing mix e de seus concorrentes. Seu talento está na habilidade de misturar esses elementos para criar um bom plano de marketing. A grande dificuldade nessa operação está nas combinações, pois esses quatro elementos são interelacionados  e cada mudança gera impacto em cada item.

Plano de marketing

Quando montar um plano de marketing, comece sua análise a partir destes quatro pontos e, se possível, faça o mesmo com seus principais concorrentes. Você poderá perceber, em muitos casos, onde pode se diferenciar de seus concorrentes.

Em alguns casos você perceberá que não consegue controlar uma das variáveis, por exemplo, a variável preço. Ao invés de invalidar a ferramenta, isto só confirma sua importância. Se você está entrando num mercado onde a concorrência detém grande vantagem nos preços e você não é capaz de ter sua própria política de preços, a recomendação é que você avalie se deve mesmo atuar neste mercado.

Não perca tempo. Pegue um lápis e uma folha de papel e defina seu marketing mix e o dos seus concorrentes e faça uma comparação. Você conseguirá perceber seus diferenciais e qual é seu verdadeiro potencial competitivo.

Fonte: Infood