Doria escolhe Vinicius Lummertz para Secretaria de Turismo de São Paulo

O governador eleito João Doria (PSDB) anunciou, em 6/11, o quinto ministro do governo Michel Temer (PMDB) para integrar sua equipe. O futuro secretário do Turismo de São Paulo será o atual ministro Vinicius Lummertz. Ele nasceu em Rio do Sul, Santa Catarina, tem 58 anos. Formado na Universidade Americana de Paris em Ciências Políticas, foi presidente da Embratur de 2015 a 2018, secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo de setembro de 2012 a maio de 2015, entre outros.

Antes, Doria anunciou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, para a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações , Gilberto Kassab, para a Casa Civil, Sérgio Sá Leitão (Cultura) para a Secretatria da Cultura e Rossieli Soares (Educação) para a mesma pasta.

Questionado sobre o fato de ser o quinto nome do governo Temer a ser anunciado por Doria, Vinicius Lummertz afirmou que pretende inovar na secretaria.

Embora tenha elogiado reformas feitas pelo governo Temer, ele negou que a pasta será um continuidade do modelo federal.

“Não há continuidade [do governo Temer] Há início do governo João Doria. Estamos falando de conceitos de mudanças, de reformas na direção de um país mais liberal e mais funcional. Transformações é o que estamos pensando quando entendemos a agenda do governo federal nova, a que esteve presente até agora e a que é a essência do governo João Doria. Não um Brasil paralisado do passado, um Brasil ideológico, nas um Brasil que busque liberdade para empreender, trabalhar e dar retorno para as pessoas”, disse.

“O João é um grande inovador. Eu vou ter a condição aqui em São Paulo de trabalhar na inovação. Devemos deixar de ter medo de encher parques temáticos, de desenvolver marinas e portos turísticos, de visita a parque naturais, de desenvolver a economia de Turismo e fazer com que ela seja mais livre. São Paulo tem um potencial turístico e necessita de uma embalagem nova, de uma leitura nova, de um ‘branding'”, afirmou.

Em sua página no Facebook, Vinicius Lummertz  também falou sobre o convite:

Estou muito honrado com o convite do governador eleito de São Paulo, João Doria. Aceitei o desafio e passo a responder pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo a partir do próximo 1° de janeiro.

Buscarei trazer a mesma energia que me moveu, num plano nacional, afim de levar adiante as bandeiras para inserir o Turismo na agenda econômica do país.

Terei a condição, aqui em São Paulo, de trabalhar na inovação. Devemos deixar de ter medo de encher parques temáticos, de desenvolver marinas e portos turísticos e de melhorar a economia de Turismo. É preciso fazer com que ela seja mais livre.

São Paulo tem um potencial turístico e necessita de uma embalagem nova, de uma leitura nova, de um ‘branding’, buscando o apoio do trade turístico e dos parlamentares.

O governador Doria presidiu a Embratur, como eu, e sei que vou contar com o seu suporte.

Fonte: G1 com alterações/Facebook de Vinicius Lummertz