Presidente do SinHoRes, Edson Pinto

Edson Pinto nasceu na cidade de São Paulo (SP) e iniciou sua atividade profissional bem cedo. Já aos 15 anos de idade, trabalhou como funcionário do restaurante da família, a Cantina La Távola, tradicional restaurante italiano no bairro do Bixiga.

É advogado e delegado de polícia, aprovado em concurso público de provas e títulos (em processo de aposentadoria). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP; autor do livro “Lavagem de Capitais e Paraísos Fiscais”, publicado pela Editora Atlas, tendo coordenado diversos cursos de especialização jurídica na ESA – Escola Superior de Advocacia da OAB-SP.

Há 30 anos, tem atuação destacada em defesa do macro setor de turismo, que engloba o segmento de alimentação fora do lar e hospedagem.

Atualmente, Edson é presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, sindicato empresarial de hotéis, restaurantes, bares e similares, que abrange os municípios de Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora de Bom Jesus, Osasco e Santana de Parnaíba, com cerca de 15 mil empresários e 100 mil empregos diretos. Também é empresário do ramo de gastronomia em Osasco-SP, já tendo sido proprietário de hotéis e casas noturnas na capital paulista.

É diretor da ABRESI – Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo; Vice-Presidente de Relações Institucionais e Governamentais da FHORESP – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo; e Diretor de Assuntos Estratégicos da CNTur – Confederação Nacional de Turismo, entidade sindical patronal de grau máximo do turismo brasileiro, que conta com oito Federações e 120 sindicatos filiados, representando, aproximadamente, 1,5 milhão de empresas que geram oito milhões de empregos diretos e indiretos.

É membro Titular do Conselho Estadual de Turismo da Secretaria do Estado de Turismo; do Conselho Municipal de Esportes de Osasco; do Conselho Municipal de Turismo de Osasco; da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da Grande São Paulo – CRSANS Grande São Paulo; do Conselho Municipal de Segurança Alimentar – COMSEA OSASCO; do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – CONSEA –SP; e do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo.

Confira o artigo do presidente -> Descubra 6 estratégias de promoção campeãs para a sua empresa