7 boas práticas para gerir e contratar funcionários de restaurantes e bares

Com as recentes mudanças na legislação trabalhista e também com a tendência mundial de mudança nas relações de trabalho, é desafiador para os empresários da alimentação fora do lar contratar, manter e gerir funcionários adequadamente. Como ter equipes bem selecionadas, motivadas e treinadas para render ao máximo? Pensando nesses desafios, reunimos 7 boas práticas para gerir e contratar funcionários de restaurantes e bares.

Elas não abrangem todos os pontos necessários para a sua gestão, mas são um bom começo. Confira já e mãos à obra!

1. Busque perfis resilientes e dinâmicos

Para a correria do cotidiano em um bar ou restaurante, tendo que atender a clientes cada vez mais exigentes, é necessário ter uma boa dose de dinamismo e resiliência. Busque pessoas com este perfil para trabalhar no seu estabelecimento. Isso vale para o salão, para a cozinha e para funções administrativas.

2. Tenha em mente o tipo de profissional desejado

Você prefere um profissional jovem e sem experiência para treinar e moldar? Ou prefere um profissional mais tarimbado na função, com experiência proveniente de outros estabelecimentos? Tenha isso em mente e procure perfis específicos para evitar frustrações de ambas as partes. Antes de gerir ou contratar funcionários de restaurantes e bares, é preciso ter direcionamentos claros.

3. Invista em treinamento e capacitação

Além de deixar claro o que espera da sua equipe e qual imagem seus profissionais devem passar para os clientes, invista em treinamento e capacitação constantemente. Isso deixará seu time mais afiado e alinhado, com mais motivação e produtividade.

Novas técnicas de preparo de alimentos e novos programas de relacionamento com clientes podem fazer toda a diferença para o seu negócio.

4. Ouça seus funcionários e incorpore sugestões  

Seus funcionários são, muitas vezes, o primeiro filtro entre seu estabelecimento e os clientes. Os que trabalham na cozinha são responsáveis pela qualidade do produto servido e os que trabalham no salão são os que ouvem primeiro a opinião dos seus clientes.

Crie processos para obter feedbacks e opiniões sobre seu produto e seus serviços. Incorpore as melhores sugestões e esteja aberto(a) às impressões do seu negócio. Isso valorizará seu funcionário e ampliará sua retenção de talentos, além de garantir insights valiosos para seu bar ou restaurante.

5. Tenha uma operação mais leve e inteligente

Use a tecnologia a seu favor. Investindo em bons equipamentos, no energético mais potente e nos melhores utensílios você conseguirá tornar sua operação mais inteligente e o dia a dia dos seus funcionários muito mais leve. Eles poderão fazer o que sabem de melhor, sem desperdício de tempo.

Questões distintas como a escolha de bons fornecedores e uma arquitetura interna favorável também entram na conta dos pontos favoráveis ao desenvolvimento da equipe e do seu bar ou restaurante.  Gerir e contratar funcionários de restaurantes e bares é mais fácil assim!

6. Cumpra a legislação e esteja atento (às convenções)

Esteja atento (a) à Legislação Trabalhista  e evite processos judiciais. Cumpra também com as convenções coletivas e melhores práticas relacionadas à gorjeta e comissionamento de seus funcionários. Tanto eles quanto você terão mais segurança jurídica para trabalhar.

7. Treine sua equipe para vender 

Servir bem ao cliente vai além de conhecer o menu de ponta a ponta, ter agilidade, ser educado (a) e equilibrar os pratos em uma bandeja. Seus garços e garçonetes precisam estar atentos (as) aos gostos e necessidades dos clientes para oferecer as melhores sugestões de pratos e bebidas, além dos melhores acompanhamentos e aperitivos. Essas atitudes deixarão seus clientes mais satisfeitos e farão com que seu bar ou restaurante venda mais e melhor. O bom treinamento deverá desenvolver essas competências na sua equipe.

É importante que sua equipe de atendimento entenda a diferença entre os perfis de clientes de cada mesa e saiba atendê-los como eles esperam. Um cliente apreciador de vinhos ou cervejas especiais pode adorar saber daquele rótulo exclusivo que seu restaurante importou há pouco tempo, e que de quebra pode representar alguns bons Reais a mais na conta da mesa.

Fonte: Ultragaz Empresas